CN

Pesquisar

Criação da Bahia Filmes é sancionada pelo governo em evento que exibiu o documentário “Garimpando”, produzido em Palmeiras

Cerimônia de lançamento aconteceu nessa quinta-feira e destacou a produção da Chapada na programação, com a participação da diretora Géssica Correia.

O governador Jerônimo Rodrigues sancionou, nesta quinta-feira, 13, a lei que institui a Bahia Filmes. A cerimônia foi realizada no Cine Glauber Rocha, em Salvador, e contou com a presença de representantes do setor audiovisual e membros do grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto, além de secretários e gestores estaduais.

Jerônimo destacou a importância da nova empresa para o fortalecimento da produção baiana. “Eu tenho plena convicção que a Bahia é um grande polo produtor e é bom quando o Estado faz dessa forma, garantindo a institucionalidade de uma empresa que vai ajudar a realizar editais, estimular, capacitar. A intenção nossa é pegar as mãos e juntar às pessoas que produzem, mas que não têm a oportunidade de fazer com a qualidade que um roteiro merece. Agora nós temos”, considerou.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O secretário de Cultura, Bruno Monteiro comemorou a possibilidade de oferecer melhores condições de estrutura e investimento para os produtores locais, além de fortalecer a identidade cultural baiana. “A Bahia Filmes vem para reafirmar a importância do audiovisual baiano, mas, sobretudo, o pioneirismo da Bahia em inovar com legislações e com estruturas que valorizam a cultura e a economia criativa, nesse momento em que o Brasil vive a retomada das políticas culturais”, afirmou.

Visando a articulação de investimentos, a empresa pretende promover a captação de recursos federais, do Estado e do setor privado, utilizando instrumentos como o Fundo Setorial do Audiovisual e as Leis de Incentivo. A estratégia visa também induzir a ação do poder público em prol do crescimento do setor, atuando em parceria com o poder público e com entidades privadas já estabelecidas no mercado.

Produção local em destaque: “Garimpando

A cerimônia de lançamento da Bahia Filmes contou com a exibição do filme Garimpando, produção realizada na cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina. O documentário é dirigido por Géssica Correia, jovem nativa da cidade.

A obra, que teve o apoio dos recursos da Lei Paulo Gustavo Bahia, revela histórias e detalhes inéditos sobre a vida dos garimpeiros e o impacto do garimpo na formação do município de Palmeiras. “O documentário conta a história do garimpo em Palmeiras, através dos garimpeiros, e um pouco também de como foi a construção da cidade. E nas entrelinhas, puxamos para vários outros tópicos: o papel da mulher no garimpo, a economia da cidade, a formação da cidade, tudo que envolve a construção de uma cidade, a gente trouxe no documentário”, contou.

No lançamento, o governador, autoridades e demais convidados que lotaram a sala do Cine Glauber Rocha, puderam apreciar o documentário, que se tornou um documento histórico de grande importância para a cidade chapadeira e para a Bahia.

A diretora, que não esconde a felicidade de ver seu filme exibido na tela do cinema que é um marco para a capital baiana, teve a oportunidade de relatar aos presentes o processo de realização do filme e as conquistas que já alcançou, como a Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores da cidade. “Sempre me perguntei se um dia meu filme seria exibido em uma tela de cinema como essas e hoje isso virou realidade. É uma grande alegria poder mostrar ao mundo esse trabalho, que foi minucioso e contou com a participação de tantas pessoas especiais”, revelou.

Cadeia audiovisual

A Bahia Filmes atuará diversas etapas da cadeia audiovisual, com foco na captação de recursos externos para produções, garantindo uma remuneração de até 10% sobre os valores captados. Além disso, buscará parcerias para a distribuição de filmes em cinemas, canais de TV e plataformas de streaming, bem como na operação de salas públicas de cinema e na atração de filmagens de produtoras de fora da Bahia. A estatal integra o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do Governo do Estado, com vistas para fomentar e dinamizar o segmento.

O assunto foi abordado no Jornal do Meio Dia. Confira

Ananda Azevedo Fonte: GOVBA | Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo