A ampliação da unidade faz parte da proposta e restruturação da rede estadual.
Nova Redenção recebeu do Governo do Estado, nessa terça-feira (18), a obra de ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Edilson Joaquim dos Santos, na Chapada Diamantina.
A unidade passou a ter dez novas salas, um teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta e subestação de energia. De acordo com o governo, o investimento, de R$ 7,8 milhões, faz parte do Programa de Edificações Escolares, beneficiando estudantes do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional e Tecnológica.
A cerimônia de inauguração foi marcada por apresentações culturais e pela presença de autoridades educacionais. A estudante Emília Campos, do 2º ano, emocionou o público com sua apresentação musical, reforçando a importância do projeto na valorização dos talentos estudantis. Sua colega Maria Eduarda Soares prendeu a atenção do público presente ao ler uma carta de agradecimento pelas melhorias realizadas na unidade escolar.
Estiveram presentes a diretora do Núcleo Territorial de Educação da Chapada Diamantina (NTE 3), Jucelina Guanais, e o ouvidor da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Uelen Medeiros, que representou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.

“Investir na infraestrutura escolar é investir diretamente na qualidade do ensino. Espaços bem estruturados garantem um ambiente mais acolhedor e estimulante para os estudantes, favorecendo melhor aprendizagem, qualidade do trabalho docente e bem-estar de toda a comunidade escolar”, ressaltou Uelen Medeiros. Ele destacou a entrega do novo restaurante estudantil, que, junto com a oferta de refeições de qualidade, garante uma boa alimentação aos estudantes, assim como as salas de aula climatizadas.
A ampliação das unidades escolares, prevista na restruturação da rede estadual, visa oferecer uma educação de qualidade, com estrutura moderna e ambiente acolhedor, favorecendo o aprendizado e a permanência dos estudantes. A diretora do NTE 3, Jucelina Guianaes, destacou o sentimento de gratidão de toda a comunidade de Nova Redenção e acrescentou que o governo não mede esforços para que a Educação da Bahia cresça cada vez mais.
Atualmente, a rede estadual atende cerca de 700 mil estudantes distribuídos em 1.754 unidades, incluindo 1.052 escolas, 669 anexos e 33 Escolas Família Agrícola (EFAs), além de 28 colégios indígenas que atendem, aproximadamente, seis mil alunos.
Fonte: Ascom/SEC | Fotos: Irandy Barreto