CN

Pesquisar

Seabra: incêndio atinge a Serra do Araújo

Incêndio teria sido causado por descuido, e tomou grandes proporções.

No final da manhã dessa quarta-feira, 19, um incêndio atingiu a Serra do Araújo, em Seabra, na Chapada Diamantina.

Vídeos gravados por populares e população do entorno mostraram as chamas altas e o fogo avançando rapidamente, consumindo a vegetação e pondo em risco a fauna local, já que o incêndio ocorreu no entorno da Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre da Serra do Araújo.

Em princípio, informações enviadas em grupos locais informava que o incêndio estava avançando para áreas próximas de residências, no entanto, a atuação dos brigadistas e guardiões do Grupo Ambientalista Serra do Araújo (GASA), Junior Play Som e Alex Dreger, impediu que chegasse próximo às casas que existem na região.

Segundo os brigadistas, o combate teve a contribuição da Prefeitura Municipal de Seabra, por meio do envio de um carro pipa. Uma equipe do 11º Batalhão de Bombeiros Militares chegou no local para contribuir, mas o incêndio já estava controlado, de forma que atuaram junto aos brigadistas no rescaldo da área. O fogo foi extinto por volta das 14h.

Informações preliminares de integrantes do GASA dão conta que origem do incêndio, que teria sido em um fogo aceso por pessoas que estavam fazendo a instalação de uma caixa d’água na região. Para fazer o encaixe do encanamento usaram fogo a fim de dilatar os canos para fixação. Após o encaixe, entraram na caixa, de dimensão grande, para finalizar a parte interna do encanamento e não perceberam quando o fogo tomou conta da vegetação seca ao redor.

Os brigadistas alertaram a população para os cuidados com a geração de fogo em locais onde há vegetação ou material inflamável, a fim de evitar incêndios como esse.

O assunto foi comentado no JMD desta quinta-feira, 20 de fevereiro. Confira

Ananda Azevedo | Foto: Reprodução Redes Sociais

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo