CN

Pesquisar

De Jacobina às quadras de São Paulo: descoberta em escola estadual, Ana Vitória brilha no vôlei

Com altura de 1,93m e muita determinação, a estudante do 3º ano vem se destacando no Pinheiros Esporte Clube.

A educação e o esporte transformam vidas. Um exemplo disso é a trajetória da jovem Ana Vitória, de 17 anos, estudante egressa da rede estadual da Bahia que vem se destacando no voleibol feminino do Pinheiros Esporte Clube, em São Paulo.

Natural do distrito de Cachoeira Grande, em Jacobina, ela teve seu talento descoberto, em 2023, pela professora Jailma de Carvalho Santana, no Colégio Estadual de Tempo Integral Deocleciano Barbosa de Castro. Com 1,93m de altura e muita determinação, Ana brilha como central do time Sub-19 e é considerada uma das grandes promessas da modalidade.

Antes de ingressar no Pinheiros, Ana Vitória enfrentou desafios pessoais que a tornaram ainda mais resiliente. Filha mais nova de Glimárcio Glitts e Maria Aparecida, ela perdeu a mãe precocemente e encontrou no esporte e na educação a força para seguir em frente. Agora, conciliando os treinos com os estudos do 3º ano do Ensino Médio, a atleta mantém o foco no futuro.

Fotos: Fernanda Georges

“O esporte é fundamental na minha vida, não só como paixão, mas como aprendizado e superação. O apoio dos professores do Deocleciano foi essencial para que eu me tornasse mais disciplinada e focada nos meus objetivos. Quero seguir avançando no vôlei, buscando novos desafios. Aos jovens, minha mensagem é: nunca desistam dos seus sonhos, pois o esporte pode transformar vidas. Se todas as escolas incentivarem a prática esportiva, ajudarão no desenvolvimento dos jovens”.

Mesmo tendo iniciado no esporte aos 14 anos – uma idade acima da média para atletas de alto rendimento –, Ana Vitória rapidamente mostrou seu potencial. Ao ingressar na unidade escolar, chamou a atenção pela altura e pela vontade de aprender diversas modalidades esportivas. No entanto, ao precisar escolher apenas uma para representar a escola nos Jogos Escolares da Bahia (JEB), optou pelo vôlei. Sua dedicação e evolução foram notáveis, o que a levou a integrar a Seleção Baiana da modalidade e a treinar em Salvador, antes de ser convidada para atuar em São Paulo.

A professora Jailma destaca o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) ao esporte escolar, incluindo a realização do JEB, em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE). “O incentivo ao esporte dentro das escolas faz toda a diferença na formação dos estudantes. A história de Ana é um exemplo do impacto positivo dessas iniciativas”, ressalta. Além do talento para o voleibol, a jovem também se destacou em sala de aula, sendo eleita líder de classe, como lembra a diretora Magna Maia.

Fonte: Ascom/SEC | Fotos: Fernanda Georges

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo