Parlamentar vinha exercendo cargo interinamente, sendo a primeira mulher a ocupar essa posição.
Após o Carnaval, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) assumirá oficialmente a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em 190 anos de história do Legislativo baiano.
A decisão foi consolidada após o Supremo Tribunal Federal (STF) manter, por unanimidade, o afastamento do então presidente Adolfo Menezes (PSD), em julgamento virtual concluído na última sexta-feira (28).
O afastamento de Adolfo Menezes ocorreu no dia 10 de fevereiro, poucos dias após sua eleição com 61 dos 63 votos dos deputados da Casa. A ação foi proposta pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL).
O ministro André Mendonça seguiu o voto do relator, Gilmar Mendes, e contou com o apoio dos demais ministros da segunda turma do STF: Dias Toffoli, Edson Fachin e Nunes Marques. A Procuradoria Geral da República (PGR) também se manifestou favoravelmente ao afastamento, e os magistrados não recomendaram a realização de uma nova eleição para a presidência.
Ivana Bastos, que já vinha exercendo a função interinamente, será efetivada no cargo e passará a ocupar o gabinete presidencial. Ela deve se reunir com líderes partidários e com Adolfo Menezes para alinhar a transição.
Fonte: Correio | Foto: Divulgação