CN

Pesquisar

O que esperar da menopausa? Curso desmistifica tabus dessa fase da vida da mulher

Médico e enfermeira do Vale do Capão vão analisar sintomas e explicar como os hábitos de vida contribuem para passar por esse momento com menos desconforto.

Inevitável. Talvez essa seja a palavra mais assustadora quando se trata de questões de saúde. A menopausa também é, na vida da mulher, uma experiência inevitável. Mas será que precisa ser desconfortável, dolorosa? Como a rotina e os hábitos podem influenciar essa fase? Será que todas as mulheres passam pelo mesmo processo?

Esses e outros questionamentos, feitos por milhares de mulheres e profissionais de saúde pelo mundo, serão tratados pelo médico e naturopata Áureo Augusto e a enfermeira e também naturopata Maria Helena Santana no minicurso Menopausa: saiba o que esperar desta fase, que será realizado no próximo sábado, 22, online, por meio da plataforma Zoom.

Os profissionais defendem que o climatério é um período de transição abrangente que deve ser observado para além dos desconfortos, e que o estilo de vida é determinante nesse processo natural.

De acordo com Maria Helena, a menopausa não é um fator isolado, podendo ser influenciado por outras questões de saúde como algumas comorbidades, a exemplo de diabetes e hipertensão não controladas, tabagismo, sedentarismo e o consumo frequente de bebidas alcoólicas.

Do mesmo modo, “o estilo de vida saudável com a prática atividade física regular, uma alimentação equilibrada e o cuidado com as emoções são medidas tanto “protetoras” como “curativas” para esse período”, explica a enfermeira.

Menopausa: o que, exatamente, é isso?

A menopausa é uma fase natural do ciclo da mulher marcada pela última menstruação, que pode ocorrer entre os 45 e os 55 anos. Faz parte de um período mais abrangente chamado climatério, que corresponde ao período de transição da idade reprodutiva para a não reprodutiva e se divide em perimenopausa, menopausa e pós-menopausa. Todo esse processo pode iniciar aos 40 anos e se estender até os 65 anos.

Os profissionais explicam que, durante essa transição, o corpo passa por modificações hormonais e fisiológicas. Em algumas mulheres, isso pode ser imperceptível, mas para outras pode gerar grandes desconfortos. Irregularidade menstrual, irritabilidade, alteração do sono, diminuição da libido, dor de cabeça, desânimo, secura vaginal, aumento de peso e as temíveis ondas de calor, também chamados de fogachos, são alguns deles.

No entanto, no curso, médico e enfermeira irão tratar não apenas desses sintomas, mas sobre como a mulher pode encarar o momento e se preparar melhor.

“A maior parte das pessoas desconhecem praticamente tudo o que diz respeito à fisiologia do climatério. Muitas mulheres, infelizmente, desconhecem a fisiologia do ciclo menstrual e entendem que a menopausa é um momento sempre desagradável que corresponde à supressão da menstruação. Isso é muito pouco diante da complexidade e beleza do universo feminino”, destaca Aureo Augusto.

Como a naturopatia pode ajudar

De acordo com Áureo, as práticas da naturopatia farão a costura dos temas do curso, que envolvem ciclo menstrual, climatério e menopausa, como cuidar dos sintomas indesejáveis, o papel da alimentação para a saúde, a polêmica reposição hormonal, a forma de abordar o assunto com a família, a importância da rede de apoio e dicas de como aumentar a vitalidade nesta fase.

“É preciso parar de olhar para a menopausa como doença. E isso passa por um entendimento melhor do que significa os processos naturais de vida, que obviamente inclui nascimento, desenvolvimento, maturidade, envelhecimento e morte”, contextualiza.

O curso foi pensado para mulheres, mas também para profissionais de saúde e homens, que acompanham mulheres nessa fase. Para casais, será ofertado um desconto na inscrição. “Quem ama uma mulher que está passando por essa fase deve procurar adquirir conhecimentos sobre este assunto tão importante, para melhor entender o momento vivido por sua família, pois não se trata de tema que interessa apenas a mulher”, diz o médico.

Minicurso preparado por Áureo Augusto e Maria Helena Santana

>Áureo Augusto

Morador do Vale do Capão, Áureo Augusto Caribé de Azevedo é médico, artista plástico e escritor. Escreve e dá cursos e palestras sobre medicina, história, filosofia, autoconhecimento, política, crônicas, contos e poemas. Durante mais de 40 anos trabalhou com parto domiciliar planejado, pelo sistema Leboyer. Atualmente, atende em clínica particular, mas ressalta a rica experiência vivida na Unidade de Saúde da Família local, onde desenvolveu atividades educativas, psicossomáticas, terapêuticas naturais, com foco na saúde e na felicidade. Soteropolitano, recebeu o título de cidadão benemérito de Palmeiras e é Comendador da Ordem do Mérito Médico do Brasil, título concedido pelo Ministério da Saúde, em 2017. Além disso, acumula homenagens pelo pioneirismo em Práticas Integrativas e Complementares e pelo trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).

>Maria Helena Santana

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Bahia, atua nas Práticas Integrativas em Saúde, com ênfase na Naturopatia. Naturopata com formação pelo Dr. Áureo Augusto. Atua também como terapeuta ThetaHealing e tem experiência na condução de meditações. Ministra cursos e realiza atendimentos na área de Naturopatia e presta atendimentos voluntários para a comunidade do Vale do Capão, por meio da Unidade de Saúde da Família de Caeté-açú. É cofundadora do primeiro espaço de cuidados destinado a realizar tratamento naturopático na Chapada Diamantina.

Informações

Minicurso Menopausa – saiba o que esperar desta fase

Data: 22 de março de 2025

Formato: Online (plataforma Zoom)

Inscrições: Link para inscrição

Contato: WhatsApp (75) 99848 – 4520 (Maria Helena)

Ananda Azevedo | Fotos: Divulgação

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo