Brigadistas voluntários e Corpo de Bombeiros estão atuando no combate aos incêndios em Iraquara, Wagner, BR-242 próximo a Lençóis e Andaraí.
Neste domingo, 23, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) iniciou uma atuação em focos de incêndios florestais em três municípios da Chapada Diamantina. A ação se soma ao trabalho dos brigadistas voluntários que já efetuavam o combate nos municípios de Iraquara, Wagner e BR-242, próximo a Lençóis. Em Andaraí, novos focos foram detectados nas localidades de França e Salobrinho, mobilizando brigadistas voluntários da região.
As equipes atuaram especificamente no Morro do Macaco (Iraquara), BR-242 (próximo ao Rio Santo Antônio) e Fazenda Curitiba (Wagner). De acordo com Homero Vieira, presidente do Conselho Regional de Brigadas Voluntárias da Chapada Diamantina, em Andaraí, os brigadistas trabalharam durante todo o dia e estariam em combate durante a noite, conforme informações dos bombeiros.
A corporação está empregando viaturas, equipamentos especializados e apoio aéreo, por meio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) que vem utilizando uma aeronave (Fênix 01) para avaliar os focos ativos e levar o efetivo para as áreas de combate próximo das chamas, reduzindo o desgaste e o tempo com o deslocamento em solo.
De acordo com os bombeiros, as condições climáticas, com temperatura de 29°C, umidade de 53% e ventos de 6 km/h, demandaram estratégias de combate direto e indireto durante todo o dia. O período de estiagem com a vegetação seca também contribui para que os incêndios avancem.
Essa mobilização acontece depois de outro incêndio florestal de grandes proporções ocorrer em Palmeiras, próximo ao Morro do Pai Inácio, que teria iniciado, de acordo com informações não oficiais, por volta do dia 20 e que foi aparentemente controlado pelas equipes da Brigada Voluntária de Campos de São João em conjunto com os bombeiros.
As chamas atingiram uma área de proteção ambiental (APA), colocando em perigo a biodiversidade e a vegetação nativa da região e, apesar de controlado, ainda não foi considerado totalmente extinto por ocasião do calor elevado e do risco de reignição.
De acordo com o Capitão Serrão, ainda não há como fornecer uma previsão para a contenção das novas chamas. “São muitas nuances. Terreno acidentado e de difícil acesso, distância entre os focos, altas temperaturas e velocidade do vento”, explicou.
Confira algumas imagens:
Ananda Azevedo (Com informações da Ascom CBMBA) | Fotos: CBMBA