Ulan tem uma trajetória de sucesso no mountain bike, desempenho que o levou aos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
O documentário ‘Ulan Galinski – O Menino do Vale do Capão’, que estreou ontem no Youtube, detalha a história do baiano Ulan Galinski, o primeiro atleta nordestino de mountain bike a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos no esporte.

Gravado no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, de onde Galinski é nativo e com a participação de figuras importantes para a vida do atleta, o filme mostra fragmentos da jornada de resiliência e aprendizado que moldaram o profissional que ele é hoje.
Como marca e influência, quando menino, teve uma infância rica cercada pela natureza da Chapada e encontrou na bicicleta uma ferramenta de ir atrás de seus sonhos e, acima de tudo, inspirar mais quem estivesse à sua volta. As paisagens desafiadoras do Vale do Capão exigiram muita dedicação.
Em 2014, ainda adolescente, assistiu à Ultramaratona de Mountain Bike Brasil Ride, que passou pela sua região. Foi o começo de um olhar mais profissional para o esporte. “Eu estava iniciando no esporte, fui pedalando até a cidade de Mucugê para ver o campeonato. A grandeza daquele evento me impressionou e foi a primeira vez que meus olhos brilharam nesse esporte. Ali percebi que dava para se viver do esporte e passei a sonhar em ser um ciclista profissional”, diz Ulan, que teve naquele momento o seu primeiro encontro com Henrique Avancini, bicampeão mundial, de quem tornou-se pupilo.
Atualmente, Ulan faz parte de uma da equipe chefiada por Avancini e, com o apoio da marca Caloi, conta com os melhores profissionais para o acompanhamento do seu desenvolvimento como atleta.
Confira o quadro de conquistas do baiano:

Já campeão brasileiro representou o Brasil nos jogos olímpicos de em Paris, em 2024, e já deixa claro que isso tudo é só o começo de uma história que está sendo escrita e que sua missão sempre será incentivar tantos outros meninos e meninas que sonham em se desenvolver por meio do esporte.
Para assistir ao filme, acesse pelo link do Canal de Ulan Galinski no Youtube.
Com informações da assessoria | Foto: Nicooferri