Projeto contempla visitas técnicas, capacitação, levantamento da oferta hoteleira e controle de qualidade dos meios de hospedagem e uma palestra sobre desenvolvimento sustentável.
A Secretaria de Turismo (Setur-BA) realizou na Chapada Diamantina mais uma etapa do projeto Avança Turismo Bahia, conjunto de ações integradas que visam o desenvolvimento das potencialidades das 13 zonas turísticas baianas. Desta vez, foi contemplado o circuito Chapada Norte, composto pelos municípios de Morro do Chapéu, Quixabeira, Saúde, Pindobaçu, Campo Formoso, Miguel Calmon, Itiúba, Senhor do Bonfim, Jaguarari, Bonito e Jacobina, este último escolhido como sede dos debates, nesta semana.
“É um trabalho consistente, que vem trazendo benefícios para a estruturação e ordenamento dos municípios que desenvolvem atividades turísticas. Percebemos uma integração muito grande entre todos os envolvidos na Chapada Norte, onde tivemos o importante apoio da Prefeitura de Jacobina”, avaliou o diretor de regulação e certificação de serviços turísticos da Setur-BA, Divaldo Borges.
As equipes da secretaria fizeram visitas técnicas, capacitação, levantamento da oferta hoteleira e controle de qualidade dos meios de hospedagem, com incentivo à regularização no Cadastur (registro nacional) e adesão ao programa de qualificação on-line Turisqualy, nos 11 municípios do circuito. Os trabalhos foram encerrados com uma palestra sobre desenvolvimento sustentável para 70 representantes do setor, autoridades, lideranças e empresários da região, reunidos na Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija).
“Os dados apresentados foram de extrema relevância para que possamos implementar políticas estruturantes que ofereçam as condições para o desenvolvimento do turismo em nossos municípios. A Setur-BA está de parabéns pela articulação, parceria e aproximação”, ressaltou a secretária de Turismo, Cultura e Esporte e Lazer de Campo Formoso, Gilmara Duarte.
“Foi uma oportunidade para trocarmos conhecimento e entender as possibilidades de investimento em cada região. Os projetos do Governo do Estado em relação ao turismo nos incentivam a continuar investindo no setor, em nossa cidade. Precisamos estar qualificados para atender as demandas que irão surgir”, completou o secretário de Cultura e Turismo de Morro do Chapéu, Pertiano Souza.
Para o diretor de turismo de Itiúba, Ângelo Costa, “as orientações de um órgão atuante são muito importantes para municípios que começam a investir no setor, porque o turismo é hoje um dos principais geradores de trabalho e renda”.
Ainda em Jacobina, a pasta realizou um seminário sobre o programa de regionalização do turismo, com a presença da prefeita Valdice Castro e todo o secretariado. “Fico muito feliz com a visão que a Setur está nos passando sobre as potencialidades turísticas de Jacobina, abrindo os nossos olhos para a riqueza de atrativos que temos e o que podemos desenvolver para o futuro. Agradecemos a toda a equipe da secretaria”, declarou a prefeita.
Jacobina tem, entre os atrativos, 38 cachoeiras, com destaque para a Véu de Noiva, na localidade de Itaitu, serras com mirantes, rampa para voo livre, pinturas rupestres e ambiente para a observação de aves. As próximas etapas do Avança Turismo Bahia, na Chapada Diamantina, serão nos circuitos do Ouro e do Diamante.