CN

Pesquisar

Bahia tem 61 municípios em situação de emergência por estiagem

Dados são do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

A seca se intensificou em diversas cidades baianas e, no momento, 61 municípios têm a situação de emergência por estiagem reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O número pode aumentar, pois cerca de 11 cidades na região de Irecê e outras na Chapada Diamantina, a exemplo do município de Novo Horizonte, decretaram a situação e aguardam o reconhecimento por parte do Governo Federal. A cidade de Marcionílio Souza já teve a situação reconhecida pelo governo federal.

O Chapada News vem trazendo as informações, ao longo das últimas semanas a respeito da situação na região e áreas vizinhas, como o território de Irecê. Nele, outros 70 municípios devem formalizar o pedido de ajuda federal, segundo informações do Informe Baiano. Vale destacar que a estiagem afeta cidades em outros estados, como Pernambuco e Piauí.

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Tendo as situações reconhecidas, as prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

No âmbito estadual, o Governo da Bahia pode adotar medidas paliativas como envio de carros-pipa. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve em Brasília com o ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, buscar resoluções para a problemática.

Fonte: MIDR | Foto ilustrativa: Luis Quintero/ Pexels

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo