A importância dos esportes na vida escolar, ampliação do acesso, paradesporto escolar, dentre outros, foram temas discutidos no encontro.
O Núcleo Territorial de Educação da Chapada Diamantina (NTE 3) realizou, na quarta-feira (2), em Seabra, o 2° Diálogo com Professores(as) de Educação Física do Território. O evento reuniu cerca de 60 participantes, entre educadores e especialistas, e promoveu a troca de experiências e o alinhamento de políticas públicas, com foco na ampliação do acesso à Educação Física de qualidade na rede estadual.
Na abertura do evento, a diretora do NTE 3, Jucelina Ribeiro Guanaes, destacou a importância da mobilização dos professores e das prefeituras para fortalecer o esporte escolar na região. “A dedicação dos professores de Educação Física tem sido fundamental para ampliar o acesso ao esporte nas escolas. Este encontro reforça o compromisso dos municípios em construir, junto com o Estado, estratégias que garantam mais oportunidades para nossos estudantes”.
A programação contou com a mesa-redonda “Esporte escolar: desafios e possibilidades na Chapada Diamantina”, que reuniu o professor do Instituto Federal da Bahia, Antônio Francisco Reis Junior, o diretor de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Seabra, Alan Estevam de Souza e o coordenador de Educação Esportiva da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, Álvaro Gonçalves de Oliveira Filho. A mediação foi conduzida pela professora Gabriela Sobral Afonso Ferreira, articuladora de Educação Física e Esporte Escolar do NTE 3. O debate abordou desafios na estruturação do esporte escolar, o papel das políticas públicas e as oportunidades para ampliar a participação dos estudantes em competições regionais e nacionais.
O diretor de Esporte, Cultura e Lazer de Seabra, Alan Estevam de Souza, falou sobre a importância de incentivar os esportes na região. “Este encontro é fundamental para fortalecer o esporte na Chapada. Quanto mais cedo os jovens têm acesso à prática esportiva, maiores são as oportunidades e os benefícios ao longo da vida”.
Palestras realizadas ao longo do dia trataram de temas essenciais, como a organização dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB) na Chapada Diamantina, a formalização de convênios para o fomento ao esporte e lazer nos municípios e os desafios e possibilidades do paradesporto escolar. Durante a tarde, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para elaborar propostas voltadas às etapas polo do JEB, garantindo o encaminhamento das deliberações discutidas ao longo do evento. O encontro foi encerrado com uma atividade esportiva e recreativa voltada para pessoas com deficiência, reforçando a inclusão no esporte escolar.
Fonte: Ascom SEC | Foto: Lucas Paulo