CN

Pesquisar

Piatã e Abaíra decretam situação de emergência por estiagem prolongada; Ibitiara tem situação reconhecida pelo governo federal

Sessenta e cinco municípios estão em situação de emergência por causa da estiagem na Bahia.

Mais dois municípios da Chapada Diamantina, Abaíra e Piatã, decretaram situação de emergência devido à grave estiagem prolongada que se observa no território e outras regiões da Bahia, a exemplo de Irecê e cidades do seu território. Os decretos foram publicados nos Diários Oficiais dos respectivos municípios.

Nas publicações, as prefeituras informam que os motivos são a expressiva ausência de chuvas nos últimos meses, que já comprometem a agricultura e a pecuária e o abastecimento de água tanto nas zonas urbanas quanto os povoados rurais das duas cidades.

Ambos optaram por manter o estado de emergência, em princípio, pelos meses de abril e maio.

Nas redes sociais, a Prefeitura de Abaíra informou, em um post, que a gestão está mobilizando recursos e buscando soluções para enfrentar o período crítico e pediu apoio à população. Não houve registros de pronunciamento público por parte da Prefeitura de Piatã.

Bahia

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na sexta-feira (4), a situação de emergência nas cidades de Bom Jesus da Lapa e Ibitiara, na Chapada Diamantina, por causa da estiagem.

Com as duas inclusões, até o momento, a Bahia tem 85 reconhecimentos vigentes, dos quais 65 por estiagem, 18 por chuvas intensas, um por enxurradas e um por alagamentos. Dentre as cidades com situação de estiagem severa reconhecida pelo MIDR estão Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Ibitiara, Itaberaba, Livramento de Nossa Senhora, Marcionílio Souza e Oliveira dos Brejinhos.

Com isso, as prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

A estiagem grave se caracteriza como um período prolongado de baixa pluviosidade ou ausência total de chuva, em que o solo perde umidade e não encontra meios para se recompor.

Ananda Azevedo | Foto ilustrativa: Flávio Conca/pexels

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo