FLIAN será realizada entre os dias 24 e 26 de abril e traz novidades na programação, que celebra a produção artística da Chapada Diamantina.
A 4ª edição da FLIAN – Feira Literária de Andaraí está chegando e com ela a celebração das narrativas construídas na oralidade dos povos que, desde muito tempo, vêm construindo a vida e a cultura do território. Com o tema “Narrativas e Oralidades na Serra do Sincorá”, a feira será realizada entre os dias 24 e 26 de abril e propõe um mergulho nas histórias dessas comunidades tradicionais de matrizes afro-indígenas cuja importância histórica se reflete não apenas na cidade de Andaraí, mas em toda a Chapada Diamantina.
Por meio das histórias que ecoam de um povo que transforma a palavra em resistência e pertencimento, a Flian promete evidenciar as obras de escritores genuinamente chapadeiros como Herberto Sales, andaraiense, e outros não menos importantes como Afrânio Peixoto, Fernando Sales, Joaquim Coutinho, Ângela Vilma, Gislene Moreira, Mirandi Oliveira, Lísias Azevedo, Micaela Ramos, Delmar Araújo, Juvenal Payayá, José Leopoldo Albuquerque, Irapuã Casil, Fábio Diógenes, Roberto Gomes, entre outros tantos e tantas.
Nesta edição, a FLIAN presta homenagem à ilustríssima Sra. Lícia Maciel Neves, falecida em 2017 e uma das maiores incentivadoras da leitura, do livro e da literatura, tendo sido uma das fundadoras da Biblioteca Pública Municipal Herberto Sales.
Programação
A FLIAN, cujo lema contínuo é “A leitura faz andar o mundo”, traz, em 2025, uma programação diversa em atividades culturais e literárias, incluindo conferências, rodas de conversa, lançamentos de livros, oficinas, contação de histórias, homenagens e apresentações artísticas com atrações musicais, espetáculos de teatro e saraus artístico-literários. Toda a programação é gratuita.

Um dos destaques será o espaço Flianinha, voltado para o público infantil, que chega para reforçar a cidadania cultural e o conhecimento de culturas diversas entre os pequenos. De acordo com os realizadores da feira, a proposta é ensinar desde cedo o respeito pelas tradições, hábitos, religiões e formas de pensar de outros povos, ampliando a visão das novas gerações sobre a riqueza cultural brasileira e regional. Dentre os destaques da Flianinha, está a contação de história baseada no livro “As Aventuras de Chicó”, da escritora chapadeira Mô Moreira.
Fliancine
No corpo da programação, está também uma mostra de curtas-metragens com temas diversos, mas um olhar especial para o universo chapadeiro. Promovendo o cinema como ferramenta de diálogo, há sessões voltadas para crianças e adultos em parceria com o Facine – Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina.
As exibições proporcionarão um espaço de debate e troca de experiências entre realizadores e público, ampliando o alcance das narrativas audiovisuais e reforçando a importância do cinema na preservação da memória e dos saberes locais. Estão previstos filmes como “Com quantas estrelas se cria um céu aberto: Terno de Reis de Tonho de Lau”, “Benção”, “Ibejis” e “Estamos Vivos e Atentos – Mutirão Payayá”, todos produções genuinamente chapadeiras.
Feira popular
Além das atividades literárias, a FLIAN contará com a realização de uma Feira Popular, que irá expor e comercializar produtos da agricultura familiar, agroecologia e economia solidária. Oficinas dos saberes e fazeres tradicionais também estão previstas para fortalecer o diálogo entre a cultura local e as atividades literárias, além de dar visibilidade aos produtores e artesãos da região.
As atividades acontecerão no CETI – Colégio Estadual de Tempo Integral Edgar Silva, no Novo Mercado Municipal, na Biblioteca Pública Municipal Herberto Sales, no Espaço Cultural ASR e na Galeria Arte & Memória, em Igatu.
Durante as atividades, também serão celebrados os 134 anos de Emancipação Política do município de Andaraí, com momentos especiais para homenagear a história, a cultura e as raízes da região, destacando a trajetória de luta e resistência do povo andaraiense.
A FLIAN, que tem realização da Viver Cultura e Meio Ambiente e apoio da Prefeitura Municipal de Andaraí, da Editora e TV ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia e da Fundação Cultural Pedro Calmon, além da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, vem se consolidando como um importante ponto de encontro para a comunidade e visitantes, tendo como mote principal a importância das artes literárias e a diversidade como fortalecimento das identidades culturais da Chapada Diamantina.
Serviço:

4ª Edição da FLIAN – Feira Literária de Andaraí
Data: 24 a 26 de abril de 2025
Local: Andaraí, Chapada Diamantina – BA
Entrada: Gratuita
Informações: flian.contato@gmail.com, site oficial https://flian.com.br/ e redes sociais @flian.andarai
Com informações da assessoria | Fotos: Divulgação