Encontro Regional tratou de temas como conjuntura nacional e os desafios no mercado de trabalho, além da pauta da saúde mental na categoria.
O Sindicato dos Bancários da Bahia acaba de realizar o primeiro evento de mobilização da base dos profissionais em 2025. O Encontro Regional dos Bancários teve a cidade de Lençóis como anfitriã e foi realizado no último sábado, 12. O evento reuniu bancários da Chapada Diamantina e reafirmou a importância de o Sindicato estar presente no interior.
O sindicato tem tido participação ativa em questões como o fechamento de agências, sobretudo a agência do Bradesco de Palmeiras, contra o que, foi organizada uma manifestação na última segunda, 7. Neste sábado, o grupo volta à Chapada Diamantina para conduzir o encontro regional.
Na abertura, o diretor Jovelino Sales deu boas-vindas aos participantes e apresentou os temas do dia. Em seguida, o presidente em exercício, Elder Perez, conduziu um bate-papo sobre a campanha salarial, abordando saúde, condições de trabalho e metas abusivas.
A segunda mesa, liderada pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, discutiu a conjuntura nacional e os desafios no mercado de trabalho. Logo depois, Alan Banto, diretor da Federação da Bahia e Sergipe, trouxe uma importante reflexão sobre saúde mental na categoria.
Pautas específicas
Após os debates gerais, o encontro se dividiu por banco. No BB, Jussara Barbosa atualizou os participantes com os informes mais recentes. Aroldo Moreira falou sobre os temas da Caixa e BNB. No Bradesco, Ronaldo Ornelas abordou reestruturações, fechamento de agências e demissões. No Santander, Adelmo Andrade denunciou práticas como fraudes nas contratações e descaracterização de agências.
Fonte: Sindicato dos Bancários | Foto: Divulgação