CN

Pesquisar

Prefeita eleita em suplementar na Bahia toma posse em junho; gestão contará apenas com 1 entre 11 vereadores

Eridan tinha sido eleita vereadora no último pleito, em 2024, mas abdicou para se candidatar à prefeitura.

A prefeita eleita na eleição suplementar de Ruy Barbosa, Eridan Dourado (MDB), será diplomada no dia 24 de abril. O ato ocorrerá no fórum municipal. Já a posse acontecerá no dia 1° de junho na Câmara de Vereadores. Eridan venceu a eleição suplementar no último dia 6 de abril, superando Doutor George (PSD).

Foram 9,2 mil votos contra 8,7 mil do adversário, ou 51,51% ante 48,49%. As eleições suplementares em Ruy Barbosa ocorreram devido ao candidato mais votado no pleito de outubro do ano passado ter os votos invalidados. Na ocasião, José Bonifácio (MDB), esposo de Eridan, obteve 55,06% dos votos válidos.

No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) indeferiu a candidatura dele por conta das rejeições de contas de 2014 e 2016, quando Bonifácio era prefeito da cidade. Eridan concorreu nas eleições do ano passado como candidata à vereadora. Venceu, com 725 votos [o mais votado teve 1,4 mil sufrágios], e garantiu a única vaga feminina na Casa.

Diante da anulação para a disputa da prefeitura, Eridan abdicou do cargo e foi escolhida para substituir Bonifácio no pleito suplementar.

A vaga dela na Câmara de Ruy Barbosa será ocupada pela suplente Lene de Nira (MDB). A vereadora é a única da base da nova prefeita em uma Câmara com 11 legisladores.   

Fonte: Bahia Notícias | Foto: Reprodução Redes Sociais

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo