CN

Ruy Barbosa: prefeita eleita em pleito suplementar é diplomada

Prefeita é casada com o vencedor das eleições regulares que ficou inelegível.

Na manhã desta segunda-feira (28), em cerimônia restrita a convidados, aconteceu a diplomação de Eridan de Bonifácio, a primeira mulher eleita prefeita da cidade de Ruy Barbosa, no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Ruy Barbosa. Junto com Eridan, também foi diplomado o vice-prefeito eleito Nildo Fernandes, que compõe a chapa vitoriosa.

Eridan de Bonifácio (MDB) foi eleita no dia 6 de abril de 2025 durante a eleição suplementar, conquistando 9.260 votos (51,51%). Eridan concorreu com Dr. George (PSD), que obteve 8.718 votos, o equivalente a 48,49%. O pleito registrou um comparecimento de 79,16% do eleitorado, com 18.703 votantes.

A nova gestora é esposa do ex-prefeito Bonifácio (MDB), político mais votado na eleição regular, porém considerado inelegível. A candidatura dele foi indeferida em decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no mês de outubro. Em processo movido pela oposição, a Corte reconheceu a inelegibilidade do político e determinou a realização de um novo pleito. Isso porque a Câmara de Vereadores havia rejeitado a prestação de contas do ano de 2016, quando Bonifácio era prefeito da cidade. Na ocasião, o Legislativo apontou desvios em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A prefeita, em sua fala de diplomação, ressaltou o fato de ser a primeira mulher eleita na cidade e agradeceu aos cidadãos do município pelos votos recebidos, além de ressaltar os desafios da campanha.

A posse oficial de Eridan será organizada pela Câmara Municipal de Vereadores e a solenidade deve acontecer no dia 1º de junho de 2025.

Com informações de Ruy Barbosa Notícias e G1 | Foto: Reprodução Redes Sociais

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo