Programa especial vai ao ar na próxima sexta-feira (2), após a novela Vale Tudo.
Em comemoração às quatro décadas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o programa Globo Repórter, da Rede Globo e TV Bahia, desembarca na região para apresentar histórias marcantes e revelar os encantos de um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. A edição especial vai ao ar na próxima sexta-feira (2), após a novela Vale Tudo, trazendo relatos sobre a transformação do território, antes marcado pelo garimpo e hoje um polo de turismo e apelos à preservação ambiental.
Com uma biodiversidade singular e paisagens de tirar o fôlego, a Chapada Diamantina viu suas terras, antes marcadas pelo garimpo, darem origem a plantações de morangos, amoras e outras frutas vermelhas, além de diversas espécies de uva, que alimentam vinícolas cujos rótulos conquistaram reconhecimento internacional. O programa também levará os telespectadores a um orquidário que preserva mais de 1.600 espécies nativas, e proporciona momentos lúdicos, como brincar de balanço e até observar a região em um balão com vista privilegiada para o icônico Morro do Pai Inácio.
A reportagem explorará ainda a delicada flor sempre-viva, símbolo da Chapada, um passeio pelo Pantanal dos Marimbus, a inovação de uma comunidade quilombola no desenvolvimento de jogos educativos e iniciativas de preservação ambiental fundamentais para a sustentabilidade do ecossistema.

Ao longo de quase 20 dias, a equipe visitou pontos turísticos icônicos, como a Fazenda Pratinha, em Iraquara, famosa por suas grutas de água cristalina e atividades radicais, e um mosteiro em Mundo Novo, onde o silêncio dos monges proporciona uma experiência de reflexão e conexão espiritual longe da correria das cidades.
O especial contou com uma equipe de profissionais dedicados, incluindo a repórter Camila Marinho, as produtora e editora Patrícia Trigueiros e Lílian Marques, a diretora Gisele Machado, o assistente Lélio Monteiro e o cinegrafista Piero Caputo.
A edição promete mergulhar na riqueza natural e cultural da Chapada Diamantina, celebrando seus 40 anos de história e transformação.
Fonte: G1 | Foto ilustrativa: Geovane Souza