Na Bahia, 100% dos municípios realizaram a campanha; vacinação segue nos postos saúde, confira quais.
Neste sábado (10), Dia D da vacinação contra a gripe, os municípios baianos aderiram à mobilização nacional em prol da saúde pública. Em Seabra, na Chapada Diamantina, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, realizou a mobilização contra a Influenza (gripe), para públicos prioritários, com o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes de infecções pelo vírus. De acordo com a secretaria, o clima frio que se inicia a partir desse período do ano pode ser um agravante para essas condições de saúde.
A vacinação aconteceu na feira livre da cidade além do Centro de Saúde A. Rocha, dos postos de saúde da família Santa Luzia, Nossa Sra. das Graças, Boa Vista e das escolas Paulo Freire e Ivanda Miranda de Souza. A base regional (Dires) também foi um dos pontos de vacinação.




Em toda a Bahia, a campanha tem como público-alvo mais de 3,6 milhões de pessoas, sendo as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos os públicos prioritários.
Também fazem parte dos grupos elegíveis os povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Em Salvador, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforçou o apelo pela vacinação como forma de cuidado coletivo. “Vacinar é mais do que um ato de proteção individual: é um gesto de amor com quem a gente ama e também com quem a gente não conhece. É assim que fortalecemos o SUS e salvamos vidas”, declarou.
Até o momento, mais de 880 mil doses já foram aplicadas em toda a Bahia, que ocupa a quinta colocação no ranking nacional de cobertura. A Bahia registrou uma redução de 37,11% nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) em relação ao mesmo período do ano passado. A vacinação segue como principal estratégia para evitar o agravamento dessas doenças, especialmente com a chegada do período mais frio.
Em Seabra, de acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica, Lucinalva Teixeira, a vacinação foi satisfatória, no entanto, ainda não foi alcançado todo o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde.
“A vacina continua disponível nos seguintes postos: Centro de Saúde Aloyzio Rocha, PSF Santa Luzia, PSF Boa Vista, PSF Nossa Sra. das Graças e na zona rural estamos realizando através de um cronograma”, explicou a coordenadora.
Confira a programação da zona rural:




Ananda Azevedo | Fotos: Divulgação Secretaria Municipal de Saúde