Deputada e ex-prefeito gravaram vídeos que circulam na internet reafirmando a parceria antiga; Ricardo perdeu as eleições para o candidato Wilson do Capão.
Em uma agenda de viagens que percorreu nove municípios baianos, a deputada estadual Ivana Bastos esteve em Palmeiras ao lado do ex-prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães (PSD). O motivo da viagem foi visitar obras recém finalizadas ou em andamento.
A parlamentar, em clara demonstração de manutenção da parceria com o ex-prefeito, que foi derrotado nas últimas eleições pelo atual prefeito Wilson do Capão (Avante), e o grupo visitaram obras, como os 2,8 km de asfalto nos distritos de Rio Preto e Pecuária, as obras da nova Escola em Tempo Integral, a estrada que liga Palmeiras ao Vale do Capão, e o trecho asfaltado da BR-242 ao povoado de Campos de São João.
Na oportunidade, Ivana reafirmou o compromisso para a execução da pavimentação da BR-242 até Carmona e, durante a visita, a deputada e o ex-prefeito gravaram diversos vídeos que estão circulando nas redes sociais, em que aparecem conversando e caminhando na estrada.
“Não dá para acreditar que a gente está passando aqui em época de chuva sem ver um carro atolando, aquele desespero”, diz Ivana em um momento do vídeo. “Eu acho que o povo está em êxtase”, completa.
O processo de construção da estrada, no entanto, enfrentou controvérsias, incluindo a não aceitação do asfaltamento por alguns moradores e sua a interrupção, em junho de 2023, por recomendação do Ministério Público estadual (MP-BA) com base em irregularidades apontadas a partir de uma denúncia anônima.
A recomendação foi feita a partir do descumprimento, por parte do município, do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que reafirma a governança do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para a emissão das licenças ambientais. De acordo com o órgão, a autorização que deu início a obra, concedida pela Prefeitura de Palmeiras, era irregular, já que não constava com licença ambiental prévia emitida por órgão estadual.
Na recomendação assinada pelo promotor de Justiça Alan Cedraz, o órgão recomendou à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Palmeiras (Sedesp) “que, imediatamente, se abstenha de emitir novas autorizações de manejo ou supressão de vegetação inseridas, ainda que parcialmente, em área do bioma Mata Atlântica, resguardando tal competência ao Estado”.
A empresa responsável pela obra apresentou os estudos solicitados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) apenas em março de 2024, quase um ano depois.
Em suas redes sociais, a deputada, opositora do atual prefeito Wilson, afirmou que seu grupo político continuará investindo em Palmeiras. “O nosso compromisso com Palmeiras não vai parar. Podem esperar mais e mais investimentos”, diz a publicação que não trouxe mais detalhes sobre esses investimentos e quando serão feitos.
Ananda Azevedo | Foto: Divulgação Dep. Ivana Bastos