Evento busca fortalecer produção de café na Chapada Diamantina
No próximo domingo (18), o município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina (BA), será palco do 1º Encontro de Cafeicultores do Povoado de Mato Grosso. O evento gratuito, marcado para as 9h na Praça da Igreja de Santo Antônio, tem como objetivo impulsionar a produção de café na região, conhecida pela excelência no cultivo de variedades especiais, como o Arábica. As informações são do Canal Rural.
A Chapada Diamantina ocupa o terceiro lugar na produção de café na Bahia, representando 18% da safra estadual, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2023). Rio de Contas se destaca no cenário nacional como um dos principais produtores de café especial, como o Arábica.
A organizadora do encontro, Olívia Ramos, enfatiza a relevância da iniciativa para os produtores locais. “Estamos em um período de transição na forma de cultivo, e o evento será fundamental para capacitar os agricultores com palestras técnicas sobre associativismo e cooperativismo, mercado de cafés especiais, além de práticas de colheita e pós-colheita”, explica.
Além do aprendizado, o público poderá participar de exposições e degustações da bebida, além de apresentações culturais, como o show do cantor e sanfoneiro Hilário Passos.
O evento é realizado pelo Sebrae e pelo Senar Bahia, com apoio da Prefeitura de Rio de Contas, da Associação de Cafeicultores do Povoado de Mato Grosso e do Sindicato dos Produtores Rurais de Livramento de Nossa Senhora (SPRL).
Com essa iniciativa, os produtores da Chapada Diamantina reforçam sua posição no mercado nacional de cafés especiais, garantindo maior visibilidade e oportunidades para a cafeicultura regional.
Fonte: Canal Rural | Foto ilustrativa: Michael Burrows/pexels