Incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais da Bahia.
Nove municípios da região da Chapada Diamantina foram contemplados com a realização de ações educativas e preventivas no âmbito da Caravana Bahia Sem Fogo.
Durante a passagem pela região, iniciada no dia 13 e finalizada no último sábado, 24, foram promovidas oficinas, palestras, rodas de conversa e distribuição de materiais socioeducativos, com foco na conscientização e engajamento da população sobre práticas sustentáveis e prevenção de queimadas.
Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), a caravana mobilizou gestões municipais, com encontros que reuniram mais de 370 pessoas, 50 brigadistas voluntários e mais de 2100 alunos de escolas municipais e estaduais, além das comunidades afetadas nos municípios de Morro do Chapéu, Iraquara, Palmeiras, Lençóis, Piatã, Abaíra, Rio de Contas, Érico Cardoso e Rio do Pires.
O coordenador de Programas e Projetos da Diretoria de Políticas de Biodiversidade e Florestas (DPBIO), Pablo Rebelo, destacou a importância das ações preventivas. “Os incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais enfrentados no país e no Estado da Bahia, por esse motivo a necessidade de intensificar as ações preventivas e de forma continuada”.
Próximas etapas
A partir do dia 2 de junho, a caravana seguirá para a região norte do Estado, onde permanece até o dia 13, contemplando os municípios de Juazeiro, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lurdes, Sento Sé, Curaçá, Abaré, Rodelas e Chorrochó, com ações de educação ambiental, prevenção e capacitação.