Em meio a informações sobre as diversas zonas turísticas baianas, os operadores e agentes de viagem demonstraram maior interesse pela Rota do Vinho e premiações que as vinícolas da Chapada vêm ganhando.
A diversidade de experiências oferecidas pela Bahia aos visitantes foi o tema da capacitação realizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), nesta semana, para mais de 400 operadores e agentes de viagens que participaram da Convenção Operadora Cativa 360º, no Grand Carimã Resort, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Eles foram atualizados sobre as características das 13 zonas turísticas baianas, a conectividade aérea do estado com todas as regiões do Brasil e com a América Latina e Europa, além da rede hoteleira e de outros serviços qualificados.
No meio de tantas informações, o que despertou o maior interesse dos profissionais foi a Rota do Vinho da Chapada Diamantina, formada por quatro vinícolas de Morro do Chapéu (Vaz, Reconvexo, Sertania e Santa Maria) e uma de Mucugê (UVVA). “Eles pediram informações sobre tradicionais destinos do litoral, como Praia do Forte e Porto Seguro, mas a Chapada Diamantina foi o centro das atenções, por conta da Rota do Vinho, uma novidade bem aceita pelo mercado que vende o enoturismo, atento às premiações que as vinícolas baianas têm conquistado”, relatou a técnica de Promoção da Setur-BA, Maria Cristina Mariotti, que representou o órgão na convenção.
Ainda nesta semana, a Setur-BA participou do Fórum Turismo 60+, no hotel Holiday Inn, em São Paulo, evento voltado para o viajante sênior. A secretaria capacitou cerca de 380 profissionais do setor sobre o destino Bahia, onde a Rota do Vinho da Chapada Diamantina também foi o atrativo que mais chamou a atenção.
“Apresentamos diversas experiências para o viajante sênior, como o turismo religioso e avistamento de baleias, mas o desenvolvimento do enoturismo na Chapada foi o que gerou maior curiosidade. A região, que já é famosa pela beleza natural exuberante e atrativos históricos e culturais, agora oferece, também, um roteiro composto por vinícolas de qualidade”, explicou a gerente de Mercado Nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush, que ministrou a capacitação.
Fonte: Ascom/Setur-BA | Foto: Gabriella Ally/pexels