Crianças da comunidade de Pau D’Arco estão tendo que caminhar até outro povoado para pegar o ônibus; secretaria prometeu desvio, mas não realizou.
Um passa-gado faz parte de um trecho da estrada que liga a comunidade de Pau D’Arco, em Palmeiras, na Chapada Diamantina, até o povoado mais próximo, Lagoa dos Patos. É por essa passagem que transitam pedestres, veículos, máquinas agrícolas e o ônibus escolar que transporta os estudantes.
No entanto, sem manutenção, o passa-gado acabou se deteriorando, ano após ano, e chegou, recentemente, a um ponto em que o risco de desabamento é iminente. Por esse motivo, moradores e trabalhadores da localidade têm transitado com medo e o ônibus escolar parou de ir buscar as crianças. Em torno de 13 crianças estão tendo que se deslocar a pé por aproximadamente 3 km no percurso de ida e volta até a comunidade vizinha, onde conseguem pegar o ônibus.
No último sábado, o Secretário de Infraestrutura do município foi avisado sobre o problema, mas, de acordo com áudio enviado à redação do Chapada News, não pôde atuar para resolver o problema por conta das demandas dos festejos de Santo Antônio da cidade. O secretário informou que teria incluído no cronograma da secretaria uma visita à comunidade na última quarta-feira, 4. Segundo o gestor, seria necessária a presença de um engenheiro para avaliar.
Segundo o secretário, contudo, um dia antes, na terça-feira, 3, uma equipe da prefeitura esteve no local confirmando as queixas dos moradores e o risco de desabamento do passa-gado. Por conta disso, foi determinada a criação de um desvio, para que veículos e pedestre possam transitar com mais segurança até que a pasta decida como vai resolver a estrutura que está comprometida.
Moradores afirmam que uma equipe da prefeitura esteve no local apenas uma vez e não foi feito o desvio para que as pessoas evitem o passa-gado. Todos os veículos que precisam passar, incluindo máquinas e tratores, seguem usando o trecho por não ter outra alternativa.
Nesta sexta, 6, o Chapada News voltou a receber queixas dos moradores que já estão há uma semana sem transporte escolar. Além disso, reclamam das condições precárias do restante da estrada.
Ananda Azevedo | Foto: WhatsApp Chapada News/imagens de moradores