Afastados dos cargos, Alan França (PSB) e Humberto Rodrigues (PT) foram flagrados com armas durante cumprimento de mandados de busca e apreensão. Ambos emitiram declarações pelas redes sociais.
Os prefeitos das cidades baianas Ibipitanga e Boquira, Humberto Rodrigues (PT) e Alan França (PSB), alvos da Operação Overclean, foram soltos, no final tarde dessa sexta-feira (27), após pagamento de fiança. As informações são do G1.
As informações foram confirmadas à TV Bahia e à TV Globo. Os valores pagos, no entanto, não foram divulgados.
Alan França e Humberto Rodrigues eram alvos apenas de mandados de busca e apreensão, mas acabaram flagrados com armas e foram autuados por porte ilegal.
Em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, a Polícia Federal cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o Blog da Camila Bomfim, o sigilo telefônico do deputado federal Félix Mendonça (PDT) foi quebrado. De acordo com as investigações, o grupo cobrava propina para liberar emendas de Félix e, depois, manipulava licitações para usar o dinheiro. O assessor dele, Marcelo Gomes, é apontado como o operador do esquema e foi alvo de buscas.
Como funcionava o esquema
Segundo a PF, o núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, entre 2021 e 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios.
Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
Quem são os prefeitos
Humberto Raimundo Rodrigues tem 59 anos e é conhecido na cidade como “Beto”. O gestor é casado, tem ensino médio completo e nasceu no município de Ibipitanga, de onde é prefeito.
O prefeito declarou bens avaliados em pouco mais de R$ 1 milhão. Entre eles um apartamento no Horto Bela Vista, em Salvador, (no valor de 600 mil), um terreno em Ibipitanga e lotes de terra em Guanambi.
Humberto se candidatou a prefeito pela primeira vez em 2008 e foi eleito. Em 2012, conseguiu a reeleição. O prefeito voltou ao cargo em 2020 e foi reeleito em 2024.
O prefeito de Boquira, Alan Machado França, tem 48 anos, foi eleito pela primeira vez em 2024. Com ensino superior completo, nasceu em Salvador e era servidor público municipal.
Quando se candidatou, Alan França declarou bens como cabeças de gado, uma casa em Boquira e um carro, que somados valiam R$ 250.637,00.
Além dos afastamentos, a Justiça decretou mandados de busca e apreensão contra os dois prefeitos.
Declarações públicas dos envolvidos
Alan Machado França

“O prefeito de Boquira, Alan França, vem a público esclarecer que foi surpreendido, na manhã desta sexta-feira, 27 de junho, com a presença de agentes da Polícia Federal em sua residência e na prefeitura, com objetivo de cumprirem mandado judicial referente ao desdobramento de investigações no âmbito da Operação Overclean.
Neste momento, após os transtornos inerentes a esse tipo de operação, o gestor comunica a população boquirense que permanece tranquilo, em sua casa, ao lado de sua família, e que está buscando compreender, com serenidade e responsabilidade, junto a sua assessoria jurídica os reais fundamentos da operação, para então apresentar todos os esclarecimentos necessários no tempo e modo adequados.
Alan França nega veementemente qualquer prática irregular, tanto de sua parte quanto por parte de membros de sua equipe, no que diz respeito à destinação e aplicação de emendas parlamentares. Reitera ainda seu compromisso com a transparência, a ética e o respeito às instituições, pilares que sempre nortearam sua trajetória pública.
O gestor permanece inabalável à disposição das autoridades e população para colaborar com o que for preciso e reafirma sua confiança na Justiça e na verdade”.
Humberto Oliveira

“O Sr. Humberto Oliveira (Beto) informa que, nesta sexta-feira, dia 27, foi realizada uma medida de busca e apreensão em sua residência. A ação ocorreu de forma tranquila, sem qualquer tipo de resistência ou oposição.
Neste momento, Humberto encontra-se em casa, sereno e ao lado de seus familiares. Ele nega veementemente qualquer envolvimento em práticas irregulares.
O Sr. Humberto reitera que permanece totalmente à disposição das autoridades competentes para colaborar com o que for necessário, confiando no pleno funcionamento da justiça.
Por fim, reafirma seu compromisso com a verdade, a transparência e o respeito às leis.”
Fonte: G1 | Foto: Reprodução/Redes Sociais