CN

Em Tanquinho de Lençóis, bombeiros salvam bebê engasgada com leite materno

Criança apresentava sinais de cianose devido à falta de oxigenação causada pelo engasgo.

Uma bebê de apenas um ano foi salva por um bombeiro militar do 2º Pelotão, em Tanquinho de Lençóis, pertencente ao 11º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), sediado em Itaberaba, na noite do último sábado (5). De acordo com a família, que é de Irecê e estava a passeio na região, a bebê havia se engasgado com leite materno.

Segundo os bombeiros, o pai da menina procurou a unidade por volta das 19h15. Evandro Moreira da Silva chegou à unidade com a filha Hadassa nos braços. Diante da gravidade do caso, já que ela apresentava sinais de obstrução das vias aéreas e já estava cianótica (condição em que pele e mucosas ficam azuladas ou arroxeadas devido à falta de oxigênio), o soldado BM Tiago Borges realizou a manobra de desengasgo, conseguindo desobstruir as vias respiratórias e restabelecer a respiração da bebê em poucos minutos.

O caso acendeu o alerta sobre outros possíveis casos como esse e após o atendimento de emergência, a equipe também aproveitou para orientar os pais, demonstrando com um boneco as técnicas corretas para agir em casos semelhantes. A pequena Hadassa se recuperou bem após o atendimento e foi encaminhada com os pais para avaliação médica complementar.

“Eu já havia passado por situações semelhantes, mas ver o desespero dos pais implorando para salvar a vida da filha sempre traz uma intensa carga de adrenalina. Felizmente, por estarmos constantemente treinando esses procedimentos, consegui realizar a manobra de desengasgo com segurança, tanto técnica quanto emocional. E no final, ver aquele sorriso da bebê para nós… não existe recompensa maior no mundo”, relatou o soldado BM Tiago Borges.

Quando questionado sobre o atendimento e estado de saúde da filha, Evandro não esconde a felicidade. “Ela está bem demais, graças a Deus em primeiro lugar e em segundo aos bombeiros que foram rápidos, receptivos e hospitaleiros. Minha filha está salva”, concluiu.

Prevenção e orientação salvam vidas

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia reforçou que o engasgo é uma das emergências mais comuns entre bebês e que o conhecimento de primeiros socorros pode ser decisivo.

As orientações da corporação são, em primeiro lugar, acionar o corpo de bombeiros pelo número 193.

Confira procedimentos completos

  • Se o bebê estiver tossindo ou chorando, significa que ainda há passagem de ar. Mantenha a calma e estimule a tosse;
  • Se não houver sons ou respiração, inicie imediatamente a manobra de desobstrução: coloque o bebê de bruços, com a cabeça mais baixa que o corpo, apoiado no antebraço, dê cinco tapas firmes nas costas, entre as escápulas;
  • Se o objeto não for expelido, vire o bebê de barriga para cima e aplique cinco compressões torácicas, com dois dedos no centro do tórax;
  • Continue alternando as manobras até que a criança volte a respirar ou chegue o socorro especializado.

Essas técnicas simples, quando bem realizadas, são capazes de salvar a vida da criança, especialmente em áreas remotas ou comunidades mais distantes, onde há dificuldade de acesso rápido.

Fonte: CBMBA/11ºBBM | Foto: Divulgação 11ºBBM

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo