CN

Pesquisar

Lençóis realiza primeira Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Evento foi um marco no desenvolvimento das políticas públicas que envolvem a questão racial e podem fazer parte do plano municipal de promoção da igualdade racial.

No último domingo, 6, o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, realizou a primeira Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento marca a consolidação de diversas iniciativas para construção e fortalecimento de políticas públicas voltadas para a igualdade racial, com destaque para a importância dos povos tradicionais e sua cultura no município. Essas políticas vêm sendo construídas há em torno de três anos, inclusive com a implementação, no ano de 2023, da Diretoria e do Conselho de Promoção da Igualdade Racial.

A conferência, inclusive, é realizada pelo conselho e pautou o enfrentamento ao racismo estrutural, a justiça racial, entre outros temas, cuja interseção seria a defesa da participação social nas discussões e debates públicos, especialmente no que tange à essa temática.

O diretor de promoção da igualdade racial em Lençóis, Uilami Dejan conta que, desde a implementação, apoiada pela prefeitura, a diretoria e o conselho vêm investindo em iniciativas que fortaleçam as políticas. Um exemplo é a bolsa auxílio universitário, projeto de lei que instituiu um programa que atualmente beneficia 20 jovens em situação de vulnerabilidade financeira que estão cursando a graduação fora do município. Neste programa, 45% das vagas é destinada a jovens de comunidades quilombolas.

Foto: Redes Sociais Prefeitura Lençóis

“É marco histórico na cidade de Lençóis uma conferência realizada num domingo em que a gente teve o espaço da câmara lotado. Chegamos a registrar mais de 80 pessoas. O conselho quis focar na participação das comunidades rurais e quilombolas, tivemos a presença marcante da comunidade quilombola do Remanso, da Iúna, distrito de Tanquinho, representantes do Povoado do Seguro, Volta do Américo, Morro Redondo e a comunidade de Lençóis”, contou Uilami, acrescentando que o esforço do conselho deu resultado e que cerca de 80% dos participantes foi da zona rural. “O conselho lutou muito para conseguir fomentar e garantir essa participação”, completou.

O evento foi um passo para a conferência territorial da Chapada Diamantina, também realizada em Lençóis nesta quinta-feira, 10, e promoveu a eleição de delegados e delegadas que representarão Lençóis na IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV CONEPIR), marcada para acontecer entre os dias 20 e 22 de agosto, em Salvador. O desejo do território é eleger um representante chapadeiro para a conferência nacional que ocorrerá em Brasília no mês de setembro.

De acordo com Uilami, além de tudo isso, as propostas elencadas na conferência serão de grande utilidade para a construção primeiro plano municipal de promoção da igualdade racial de Lençóis.

Ananda Azevedo | Foto: Reprodução Redes Sociais

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo