O álbum é um dos produtos do projeto Chorões da Chapada.
Pensado para valorizar o gênero musical chorinho que, desde 2024, foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o projeto Chorões da Chapada acaba de dar mais um passo rumo à difusão e valorização do ritmo e dos compositores do gênero na Chapada Diamantina: o lançamento do álbum “Chorões da Chapada”. Lançado na última quinta-feira, 10, o álbum traz oito músicas inéditas de compositores selecionados pelo projeto.
Gravado no estúdio Allegro Andante, com produção de Toko Ciocca, o álbum traz as composições “Chuvinha Aguadeiro”, de Alexandre Oliveira e Mai Sato Matsubara, do Vale do Capão; “Choro da Cajaíba”, de Artur Soar, de Lençóis; “Tira o Pé, Lôro”, de Mel Sakamoto e Erico Lisboa, do Vale do Capão; “Percurso de Verão” de Toko Ciocca, de Lençóis; “Rua do Areal” de Erico Lisboa, do Vale do Capão; “Meu Coração”, de Gustavo Barbosa, de Lençóis; “Choro Chapada” de Gustavo Rocha, da Volta da Serra, Palmeiras; e “Jaca de Pobre”, de Marcel Jaques, de Lençóis.
Os compositores atenderam à chamada pública lançada em setembro de 2024 pelo projeto Chorões da Chapada, contemplado nos editais da Paulo Gustavo Bahia. A ideia dos organizadores é fomentar a criação de novas composições deste gênero musical reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As músicas foram executadas pelo grupo Choro Labuta, de Lençóis, que é liderado pelo maestro e multi-instrumentista, Marcel Jaques, e foi criado há mais de 13 anos, sendo um expoente na execução do repertório clássico de chorinho. Acompanham Marcel os músicos Bruno Lavorini (violão 7 cordas), Zé Livêra (cavaquinho), Gessica Moura (pandeiro), e Erick Jaques (clarineta).
A iniciativa é dos produtores Rodrigo Rodowicz (Zabelê Produções) e Maiza Andrade e pode ser conferida nas principais plataformas de distribuição sonora como Spotify, Apple Music, TikTok, Instagram, Amazon Music, YouTube Music, Deezer e Pandora.
Confira completo no Youtube Music


Com informações da assessoria | Fotos: Rodrigo Rodowicz