Segundo o Ministério da Saúde, objetivo é expandir e renovar a frota do SAMU que, atualmente, cobre 89% da população brasileira.
Na última quinta-feira, o Ministério da Saúde entregou 46 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em 42 municípios de 13 estados brasileiros. De acordo com a pasta, o objetivo é expandir e renovar frota em todo o país. Na Bahia, seis veículos foram destinados aos municípios de Iraquara, Wagner, na Chapada Diamantina, além de Lauro de Freitas, Nova Canãa, Rafael Jambeiro e Ruy Barbosa.
Dentre eles, os municípios que estão recebendo o veículo pela primeira vez são Iraquara, Ruy Barbosa e Wagner, que fazem parte da única região em todo o estado que ainda não contam com o serviço. A falta das unidades de atendimento são uma queixa frequente na região.
Segundo o Ministério, com a renovação da frota, o SAMU 192 passa a cobrir aproximadamente 89% da população brasileira, e que o governo trabalha para realizar a entrega de outras 2,3 mil ambulâncias em todo o país, visando universalizar o serviço, o que deve acontecer até o final de 2026.
A cerimônia de entrega das 46 ambulâncias aconteceu em Minas Gerais com a presença da diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência, do Ministério da Saúde, Aline Costa. Oriundo do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o investimento do governo federal foi de R$ 14,9 milhões.
Fonte: Ministério da Saúde | Foto: Divulgação/MS