Time feminino de futsal do Colégio Estadual de Tempo Integral de Souto Soares fechou quase invicto nas etapas que compõem a fase estadual.
Colhendo os frutos do talento e dedicação das estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral, Souto Soares comemora a vitória do time feminino da escola na etapa estadual dos Jogos Escolares da Bahia 2025.
A equipe foi uma das onze que garantiram o primeiro lugar nas modalidades coletivas dos jogos escolares, realizadas entre quarta-feira (9) e essa segunda-feira (14). No geral, a competição reuniu mais de dois mil estudantes atletas da capital e do interior. As disputas aconteceram em Salvador e envolveram jogos de futsal, handebol, vôlei e digitais.
As meninas superpoderosas do CETISS se consagraram campeãs no futsal feminino (15 a 17 anos). Os campeões da Etapa Estadual seguem como representantes da Bahia em competições nacionais, como os Jogos da Juventude e Jogos Escolares Brasileiros.
De acordo com o professor Geovane Alves Santos, as meninas entraram para a história. “Elas entraram para a história batendo recorde, com placares como 13×0, 10×12, e 13×0 por duas vezes. Saímos do NTE no dia 13, sexta-feira 13, fomos para Caetité, no NTE 13, ganhamos de 13×0 e sentamos na mesa de número 13 e repetimos esse 13×0 depois, algo histórico que jamais foi alcançado por outras equipes nos Jogos Escolares da Bahia.”
Para além do misticismo, a equipe contou com o apoio do Grupo Fênix, que contribuiu com as atletas. “As meninas estavam sem chuteiras adequadas, mas fomos abraçados pelo Grupo Fênix nas figuras do diretor Hermes Filho e da supervisora Susy da Sudesb, do professor Álvaro, então foi muito emocionante”, comemorou o professor. “Algo que a gente jamais imaginou. Vamos representar a Bahia, as meninas das comunidades do interior de Souto Soares vão representar a Bahia em Brasília, isso é incrível”, finalizou.
As premiações aconteceram no domingo (13), com entrega de troféus e medalhas para os primeiros colocados. Todos os demais participantes receberam medalhas de reconhecimento. Ao chegarem em Souto Soares, as meninas foram recebidas em uma grande festa, com direito a fogos em frente ao colégio, muitas fotos, o reconhecimento da população e um desfile em carro aberto onde puderam receber o carinho dos souto-soarenses enquanto circulavam pelas ruas da cidade.


Os Jogos Escolares da Bahia são realizados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB).
Voz das campeãs
O time é composto por Rafaela Anjos (2AV), Emely Vitória (2AV), Marina Tauane (2AV), Gabriela Oliveira (3C), Jenifer Lopes (2AV), Crislaine Cedro (2BV), Karolaine Santos (2BM), Mariana Evangelista (3A) e Ana Mel Dourado (3A).
Para Mariana Evangelista, 17 anos, capitã da equipe, o aprendizado foi além das quadras. “A experiência deste ano foi maravilhosa, principalmente por termos conquistado o prêmio de campeãs. Voltar para casa com o troféu foi um sonho realizado, algo incrível. Agora vem a Etapa Nacional e já estou muito ansiosa para esta nova fase”.
Karolaine Fonseca, atleta do time, conta que não foi fácil: “tivemos que vencer várias dificuldades para chegar onde chegamos”. No entanto, a estudante conta que dos 14 jogos que disputaram, venceram 12, tendo empatados nos outros dois. “Agora passamos para Brasília, nível nacional, vamos representar a Bahia inteira”, comemorou.
A estudante também enaltece o futsal e destaca a necessidade de se valorizar o futebol feminino. “É uma pauta importante que tem que ser citada, a do futsal feminino que há muito tempo é excluído da sociedade, há muito tempo há um preconceito contra o futsal feminino, mas hoje em dia, ele está sendo reconhecido, mostrando que mulher também sabe jogar”, completou Karolaine mostrando que não é afiada apenas na bola no pé, mas também na conscientização.
Fonte: Ascom/SEC | Foto: Divulgação Secom Souto Soares