CN

Pesquisar

Festival de Cinema Ambiental realiza sessão de cinema gratuita no Vale do Capão

Sessão do Facine ocorrerá no Vale do Capão em parceria com o Circuito Embaúba.

Nesta terça, 29, às 19h, o Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina (Facine) ocupa o território com uma sessão de cinema aberta ao público no coreto do Vale do Capão, em Palmeiras. A exibição é uma parceria do Facine com o Circuito Embaúba, da Embaúba Filmes.

O filme escolhido é o premiado “Yõg ãtak: Meu Pai, Kaiowá”, dos diretores e diretoras Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero, Luisa Lanna. O longa relata a jornada de Sueli e sua irmã, Maísa Maxakali, para reencontrar o pai, Luis Kaiowá, de quem foram separadas durante o período de ditadura militar no Brasil. Na narrativa, a produção também destaca as lutas dos povos indígenas Tikmũ’ũn e Kaiowá, em defesa de seus territórios e modos de vida.

A obra ganhou os prêmios de Melhor Direção no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2024), Menção Honrosa de Melhor Filme na Mostra EcoFalante de Cinema (2025), Melhor Filme pelo Júri Popular do CachoeiraDoc (2025) e Seleção Oficial da Mostra de Tiradentes de Cinema (2025) e do Olhar de Cinema, no Festival Internacional de Curitiba (2025).

Com a exibição, o Facine segue seu objetivo de se relacionar com o território, partilhando cultura e fortalecendo o cinema na Chapada Diamantina antes mesmo da mostra oficial, que acontecerá entre 4 e 13 de setembro.

Nessa importante troca, o festival foi selecionado pela iniciativa da distribuidora Embaúba Filmes para exibir filmes brasileiros premiados em espaços alternativos, com o objetivo comum de expandir o alcance do cinema nacional. 

Ananda Azevedo | Foto: Filme “Yõg ãtak: Meu Pai, Kaiowá”/Divulgação capa

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo