Operação da CIPPA/Lençóis flagra crime ambiental e apreende três armas de fogo, munições e espécies protegidas em Xique-Xique.
Na manhã da sexta-feira, 25, por volta das 8h40, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) Lençóis realizou uma operação que resultou na prisão de dois caçadores e na apreensão de armas de fogo, munições e animais silvestres abatidos, na cidade de Xique-Xique, região do Vale do São Francisco.
Durante patrulhamento pela rodovia BA-052, a equipe ambiental avistou um homem em uma motocicleta saindo de uma área de caatinga com um invólucro suspeito na garupa. Ao realizar a abordagem, os policiais encontraram em sua posse duas armas de fogo artesanais, frascos contendo 0,95 kg de chumbo e 0,15 kg de pólvora e dois pés de uma ave de grande porte, com sinais de mutilação recente.
Questionado, o indivíduo confessou que ele e seu irmão haviam abatido uma ema adulta (Rhea americana), cujo corpo estava sendo transportado por outra motocicleta. A equipe iniciou acompanhamento tático e localizou o segundo suspeito no povoado de Várzea Grande, município de Itaguaçu da Bahia, onde o animal havia acabado de ser descarregado.
No local, os policiais também encontraram um tatu-verdadeiro (Dasypus novemcinctus) abatido, um tatu-peba (Euphractus sexcinctus) abatido, uma terceira arma de fogo artesanal, um saco de linhagem contendo penas de outra ave silvestre, possivelmente abatida no dia anterior.



Diante da caracterização do crime ambiental, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Xique-Xique, juntamente com o material apreendido, para adoção das medidas legais cabíveis. A ocorrência foi devidamente registrada e os animais serão encaminhados para destinação adequada conforme orientação dos órgãos ambientais.
Fonte: Ascom CIPPA | Foto: Divulgação