Projeto CIN em Todo Lugar chegou a 75 cidades baianas com atendimentos para emissão da nova carteira de identidade.
O projeto CIN em Todo Lugar vem levando o serviço da nova carteira de identidade a 343 municípios da Bahia. Iniciada em abril de 2025, a ação já realizou 11,3 mil atendimentos e chegou a 75 cidades baianas que ainda não possuem postos fixos da Rede SAC. Para tirar a nova carteira de identidade basta se dirigir ao Posto de Identificação vinculado à prefeitura local, após agendamento.
O projeto CIN em Todo Lugar é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP), através do Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), e a Secretaria da Administração (Saeb), com o SAC, além do Detran-BA. Por meio de um convênio, as prefeituras recebem um kit multibiométrico e também a devida capacitação de pessoal para o funcionamento do Ponto de Identificação. “A solicitação da nova carteira de identidade será realizada direto pelo sistema, possibilitando mais rapidez na demanda e também na entrega do documento”, explica o diretor do IIPM, Bruno Fróes.
A equipe do SAC realiza visitas técnicas aos municípios com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica e estrutural para a implantação do serviço. “A interiorização da CIN, levando o serviço a municípios que ainda não possuem SAC, é a materialização do direito à cidadania e inclusão social, mudando a realidade de milhares de baianos e baianas. Em um Estado tão grande e diversificado, garantir o acesso à identificação civil básica é fundamental para a dignidade de todas as pessoas”, afirma a secretário da Administração, Edelvino Góes.
Na Chapada Diamantina, além das prefeituras onde há o serviço SAC, os municípios de Seabra, Bonito e Andaraí já podem realizar a emissão por meio de agendamento. No caso dos cidadãos seabrenses, é necessário entrar em contato pelo telefone (75) 99950-7959.
Para informações a respeito das outras localidades, a Saeb disponibiliza o site oficial e o site institucional do SAC, além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).
CIN
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Fonte: Ascom/Saeb | Foto: Divulgação