CN

Pesquisar

Mucugê: oficinas da pré-Fligê no Ponto de Cultura estão com inscrições abertas

Confira a programação de oficinas gratuitas.

Entre os dias 4 e 12 de agosto, o Ponto de Cultura de Mucugê oferecerá uma mostra de conhecimentos livres da cultural local com as Oficinas Culturais Pré-Fligê. A proposta é de oficinas que possam estimular a criatividade e ampliar os conhecimentos dos participantes, por meio de diversas linguagens.

As formações serão uma oportunidade para moradores e visitantes que amam literatura, música, artes manuais e cultura digital poderem exercitar e pôr em prática suas ideias no período que antecede a Feira Literária de Mucugê (Fligê), cujo tema do ano é ‘Literatura: Rios e Matas da Narrativa’.

As oficinas acontecem no ponto de cultura de Mucugê, no Casarão do Museu Municipal, que fica na praça Coronel Propércio. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Confira a programação

4 a 8 de agosto

16h –  Oficina de Teatro com Sérgio Farias
A Oficina é composta de exercícios corporais e de expressão vocal, seguidos de improvisação,  análise de texto sobre meio ambiente e prática de interpretação teatral. Não é necessário ter experiência anterior com teatro.  

Público: a partir de 14 anos.

Duração: 2 horas

8 de agosto (sexta-feira)

10h – Oficina de Escrita de Crônicas – Rastro de palavras: memórias que brotam do cotidiano com Alexandre Pinto.

A oficina de escrita criativa tem como proposta orientar participantes na produção de crônicas que explorem a relação entre ser humano, natureza e território. A partir de temas como cotidiano, memórias, oralidade e preservação ambiental, os participantes serão estimulados a refletir sobre suas vivências com o meio natural. A crônica, gênero intimista e reflexivo, será o espaço para expressar essas experiências de forma única. Ao final, espera-se a criação de textos que valorizem a cultura e o patrimônio local.

Público alvo: adolescentes, jovens e adultos.
Número de vagas: 20
Duração: 2h

9 de agosto (sábado)

10h –  Oficina Literária: Leitura e Reflexão sobre o Conto ‘A Terceira Margem do Rio’ de Guimarães Rosa com Ana Clara Galindo

A oficina propõe uma vivência sensível e dialógica da obra de João Guimarães Rosa por meio da leitura compartilhada, roda de conversa e atividades criativas de expressão. A partir do enigmático conto, os participantes serão convidados a refletir sobre temas como silêncio, ausência, vínculos familiares e o sentido simbólico da “terceira margem”, estabelecendo conexões com suas próprias vivências e com o território da Chapada Diamantina.
Público alvo: adolescentes, jovens e adultos.
Número de vagas: 15
Duração: 2h

14h – Oficina de Música – Sinfonia da Floresta: música, rios e matas em diálogo sonoro com o Maestro Rodrigo Reis.
A oficina propõe uma experiência artística imersiva de três horas, unindo músicos e pessoas da comunidade, com ou sem experiência musical, em torno do tema Rios e Matas da Narrativa. Inspirada na musicalidade presente nos ambientes naturais, a proposta convida os participantes a escutar, experimentar e criar uma performance coletiva a partir dos sons da natureza.
Público alvo: adolescentes, jovens e adultos.
Participantes:20

Duração: 3 horas

10 de agosto (domingo)

10h –  Oficina de Cultura Digital – Do Território à Tela: Narrativas Vivas na Plataforma Rede Cultura Viva de Mucugê com Pedro Jatobá.
A Oficina de Cultura Digital propõe uma introdução prática às Tecnologias da Informação e ao uso das redes sociais como ferramentas de fortalecimento e difusão da cultura local e suas narrativas através da Plataforma Rede Cultura Viva de Mucugê.
Público alvo: jovens, adultos e trabalhadores da cultura.
Participantes: Até 20 pessoas

11 de agosto (segunda)

15h – Oficina de Aquarela botânica com Ateliê Mucugê
A oficina propõe uma vivência artística e sensorial com tintas feitas a partir de ingredientes naturais. A atividade une arte, ecologia e experimentação, revelando as narrativas presentes nos pigmentos extraídos da natureza. Os participantes criarão pinturas botânicas que valorizam a estética natural e a sustentabilidade como forma de expressão artística.

12 de agosto (terça-feira)

10h –  Oficina de trança e história. Tranças que contam histórias com Daiane do Rosário
A oficina convida crianças, jovens e famílias a vivenciarem leitura, escuta e criação a partir do livro “Trançando O Amor” de  Lorrane Fortunato, que aborda o afeto por meio do trançar. A atividade propõe reflexões sobre ancestralidade, cuidado e memórias ligadas aos gestos cotidianos. As tranças são apresentadas como símbolos de identidade e caminhos que guardam histórias. Serão ensinadas técnicas básicas de tranças afro, entrelaçadas com conversas sobre cultura, território, corpo e narrativas afro-brasileiras.

Com informações da assessoria | Foto: Rede Cultura Viva: https://mucuge.chapada.ba/pontodecultura/as-oficinas-culturais-pre-flige-esquentaram-os-dias-que-antecederam-a-flige-entre-20-e-24-de-julho-de-2024-no-ponto-de-cultura/

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo