Produção audiovisual retrata o ritual tradicional que percorre ruas, cemitérios e igrejas durante a quaresma na Chapada Diamantia.
O documentário “Lamentação das Almas”, que apresenta ao público uma das mais potentes e silenciosas tradições religiosas populares da Bahia, chega às plataformas digitais após exibições para a comunidade de Lençóis, onde foi filmado. O filme, que passou a fazer parte do acervo do canal do Youtube da TV comunitária gerida por jovens produtores de Lençóis, a TiVi Griô, o retrata a vivência do grupo que realiza há gerações, nas noites da quaresma, a prática da lamentação das almas no município de Lençóis, na Chapada Diamantina.



Dirigido por Uilami Dejan, jovem negro que integra do grupo de lamentação, o documentário conduz o espectador por uma jornada de espiritualidade e ancestralidade, com cenas marcantes das rezas que acontecem nas ruas, igrejas e cemitérios da cidade. De acordo com o produtor e diretor, o filme é mais do que um registro etnográfico, sendo uma expressão viva de pertencimento, memória e fé. “Este documentário é uma escuta e um olhar de dentro. É sobre o nosso povo, nossa forma de viver o sagrado e de manter viva uma tradição passada de geração em geração”, afirma Uilami.
O documentário foi filmado entre os dias 31 de março e 21 de abril de 2025, período em que a tradição é realizada pela comunidade local. A produção contou com entrevistas com participantes históricos, registros das caminhadas noturnas e da preparação dos rituais, além de reflexões sobre a importância da preservação dessa prática como patrimônio imaterial.
“Lamentação das Almas” foi exibido presencialmente no teatro de arena em Lençóis no dia 5 de junho e na programação da I Conferência de Promoção da Igualdade Racial de Lençóis em 3 de julho. Confira o documentário.
Sobre o diretor
Uilami Dejan é um jovem negro chapadense, historiador, pesquisador, fotógrafo e produtor audiovisual. Nascido em Lençóis, na Chapada Diamantina, desenvolve projetos voltados à memória, ancestralidade e cultura popular, com foco em narrativas negras. É idealizador e realizador do documentário “Lamentação das Almas”, obra que une sua trajetória familiar, religiosa e comunitária à linguagem cinematográfica, sendo também integrante do grupo retratado no filme. Atua na valorização das tradições locais, aliando arte, educação e identidade.

Com informações da assessoria | Fotos: Uilami Dejan