“Comer, Beber e Aprender” mistura fantasia e realidade para revelar a cultura da Chapada Diamantina por meio da culinária e terá estreia para o grande público no próximo dia 22.
A série infantil “Comer, Beber e Aprender”, que combina live action, animação e documentário, teve exibição de estreia na sexta-feira (15), durante a 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado. A produção, criada por Rogério Rodrigues, Rose França e Hewelin Fernandes, tem estreia marcada no Canal Futura para o próximo dia 22 de agosto.
Gravada no Vale do Capão, na Chapada Diamantina (BA), a narrativa acompanha Helena (interpretada por Helenna Fernandes), uma menina que visita famílias da região para aprender receitas e registrá-las em um caderno que revela, por meio da culinária, os aspectos culturais do território onde vive. Ao longo dos episódios, a protagonista também interage com as personagens criadas em computação gráfica Estrela e Gravatinha, interpretadas por Duda Menegheti.
“Almoço Rural” é o título do episódio de abertura. Ao todo, a série conta com 13 capítulos de 13 minutos cada. No capítulo de abertura, a pequena Helena sai para almoçar na casa da vizinha Dandara. Quem
cozinha é a dona Juceli, avó da amiga, que ensina uma receita tão irresistível quanto tradicional da região: escondidinho com aipim e carne. Os ingredientes vêm da horta de Mara, tia de Dandara. O episódio
acompanha a coleta dos ingredientes até os retoques finais do prato.
O Vale do Capão, localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia, serve de cenário para a série. O local é conhecido por sua beleza, cultura e culinária únicas.
De acordo com a diretora Rose França, a proposta é unir realidade e fantasia. “A ideia era visitar famílias e receitas reais e, ao mesmo tempo, criar um universo mágico, onde a personagem pudesse viver seus conflitos, imaginar e brincar”, explicou.
Já o diretor Rogério Rodrigues destaca o critério afetivo na escolha dos pratos apresentados. “Nosso ponto de partida foi a busca de receitas que tivessem significado para cada família. A partir disso, montamos uma diversidade que representa a força da culinária brasileira, misturada a traços de outras culturas que a região abriga com tanta naturalidade”, afirmou.
“Comer, Beber e Aprender”
Pré-estreia: realizada em 15 de agosto de 2025, sexta-feira, no 53° Festival de Cinema de Gramado
Estreia: 22 de agosto de 2025, sexta-feira, no Canal Futura
Duração: 13 episódios | 13 minutos
Classificação indicativa: Livre
Instagram: @atama_filmes
Com informações da assessoria | Foto: Lívia Pasqual