Bahia recebeu 54 veículos do Brasil Sorridente; ação retoma programa após 10 anos.
Nesta quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregaram 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) durante cerimônia em Sorocaba (SP). O investimento, de R$ 152 milhões pelo Novo PAC Saúde, deve beneficiar cerca de 1,4 milhão de pessoas em 400 municípios de todos os estados brasileiros. A entrega marca a retomada, após dez anos, do Brasil Sorridente, considerado o maior programa de saúde bucal pública do mundo.
Na Bahia, 54 municípios foram contemplados, sendo 14 deles na região da Chapada Diamantina: Palmeiras, Wagner, Ibicoara, Lençóis, Iraquara, Itaetê, Utinga, Souto Soares, Iramaia, Seabra, Boninal, Bonito, Barra da Estiva e Rio de Contas. De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha levou em conta critérios de vulnerabilidade social, extensão territorial e necessidade de ampliar a cobertura odontológica no SUS.


As UOMs funcionam como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde e são equipadas com cadeira odontológica, aparelho de raio-x, fotopolimerizador, gerador de energia, entre outros equipamentos. Elas possibilitam desde atendimentos básicos até procedimentos especializados, como tratamento de canal e oferta de próteses dentárias.
Segundo Lula, a medida representa dignidade para milhões de brasileiros: “Eu quero que cada brasileiro e cada brasileira tenham orgulho de sorrir. Quando o governo olha para o povo, o povo volta a sorrir com esperança”.
Até 2026, a previsão é que mais 400 novas unidades sejam entregues, totalizando 800 veículos em todo o país.
Fonte: Ministério da Saúde | Foto: Igor Evangelista/MS