População de Seabra participa de mutirão que garante acesso a serviços e debates sobre direitos.
A Caravana de Direitos Humanos chegou a Seabra, na Chapada Diamantina, nesta sexta-feira (22), e segue com programação até este sábado (23), reunindo uma rede de órgãos estaduais e municipais em mutirão de serviços, atendimentos e ações formativas. Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), a iniciativa já atendeu cerca de 700 pessoas em Bonito, nos dias 19 e 20, e agora fortalece sua presença em Seabra, com foco no acesso a direitos e na formação cidadã.
Durante a passagem pelo município, a população tem acesso a serviços como emissão de documentos, orientações jurídicas, atendimentos do Procon, ações da saúde e atividades de inclusão social. Além disso, estudantes e profissionais participam de debates e rodas de conversa sobre temas como combate ao racismo, diversidade, enfrentamento ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho análogo à escravidão.
A coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Hildete Emanuele, destacou o papel da informação no fortalecimento da prevenção: “Quando as pessoas se informam sobre determinados temas, ficam mais fortalecidas para não caírem em golpes que podem torná-las vítimas do tráfico de pessoas e do trabalho escravo”, disse.
Itinerância
Após Seabra, a Caravana segue para Palmeiras, nos dias 25 e 26 de agosto. Em setembro, as próximas paradas serão em Salvador, Santo Antônio de Jesus e Irecê, ampliando o alcance da iniciativa. Até agora, em 2025, a Caravana já esteve em 16 municípios, com mais de 18 mil atendimentos para aproximadamente 11 mil pessoas em toda a Bahia.
Entre os parceiros estão a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR/BahiaTer), a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE/SINEBAHIA), a Secretaria de Relações Institucionais (SERIN/COJUVE), além do Tribunal de Justiça, Embasa e órgãos municipais.
Fonte: Ascom/SJDH | Foto: Agência Dudes/Divulgação SJDH