CN

Veado é resgatado com ferimentos e mobiliza voluntários no Vale do Capão

Animal, vítima de provável ataque de cães, foi encaminhado ao CETAS em Cruz das Almas para tratamento especializado.

Nesse sábado (23), um veado-catingueiro (Mazama gouazoubira, cervídeo silvestre) foi resgatado no Vale do Capão, em Palmeiras, na Chapada Diamantina, em estado crítico de saúde. Segundo avaliação veterinária, o animal apresentava ferimentos compatíveis com ataque de cães e necessitava de cuidados imediatos.

A ação contou com a colaboração de voluntários e parceiros locais que iniciaram os atendimento no próprio local onde o animal foi encontrado. Os veterinários Morgana Andrade e Gildásio Fernandes prestaram os primeiros atendimentos. O apoio logístico foi realizado pelo sargento Érico Vinícius, da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) Lençóis.

Após estabilização inicial, o animal foi transportado pela Cippa até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Cruz das Almas, onde receberá tratamento adequado, com possibilidade de reabilitação e retorno à natureza.

O caso reacende o alerta para o crescimento desordenado do pequeno distrito, onde a população de animais domesticáveis, como os cães, aumenta junto com o desenvolvimento populacional e põe em risco a fauna silvestre local, já prejudicada pela expansão urbana.

Fonte: Brigada Voluntária Capão/Cippa | Foto: Brigada Voluntária Capão

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo