CN

Estudantes da UNEB Seabra vencem etapa baiana do Prêmio Sebrae de Jornalismo com série sobre quebradeiras de coco licuri

Podcast “O licuri é delas” destaca protagonismo feminino na Chapada Diamantina e reafirma força do jornalismo produzido no interior.

As estudantes Eloísa do Carmo e Anna Paula Oliveira, do curso de Jornalismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Seabra, foram as vencedoras da etapa Bahia do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo. A cerimônia de premiação ocorreu na última terça-feira (9), durante o 2º Encontro Baiano de Comunicadores, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador.

O reconhecimento veio com a série em podcast “O Licuri é Delas”, composta por dois episódios que retratam a vida e a resistência das quebradeiras de coco licuri da comunidade Brejo João Alves, localizada na Chapada Diamantina. O projeto teve orientação da professora Juliana Almeida, coordenadora do curso, e edição do estudante Bores Júnior.

Para Anna Paula Oliveira, a conquista representa um marco pessoal e profissional. “Mostra que o trabalho que realizamos com tanto cuidado, ouvindo e valorizando as mulheres da Chapada Diamantina, tem relevância e pode inspirar outras pessoas. É também um reconhecimento do jornalismo que nasce do território, próximo da comunidade e comprometido com questões sociais”, afirmou.

O editor da série, Bores Júnior, destacou a sensibilidade exigida pelo tema. “Acredito que o tema do podcast exigia algo mais sensível, então algumas paisagens sonoras tiveram esse efeito de sensibilizar através da fala, mas também através do som. O mais bonito é que as vozes das comunidades foram anunciadas para a Bahia, de uma região que sustenta os saberes ancestrais.”

Entre os colegas, a conquista também foi motivo de orgulho, especialmente pelo reconhecimento da importância da produção do interior da Bahia ganhar outros ares e mostrar que uma universidade do interior também pode alcançar grandes feitos.

A professora Juliana Almeida celebrou o impacto da premiação para o curso. “Esse prêmio representa mostrar que nós estamos aqui no coração da Bahia, longe dos grandes centros, mas produzindo jornalismo de qualidade. Ele dá visibilidade para estudantes que, muitas vezes, pouco saíram de suas cidades, e agora podem interagir com outros profissionais, sabendo que são capazes de produzir com criatividade, competência e sensibilidade. Isso representa muito para a ciência da comunicação, para a universidade pública e para um curso que ainda é pequeno, mas que vem mostrando força. A série sobre as quebradeiras de coco licuri é um trabalho sensível, que valoriza mulheres guerreiras e suas histórias de luta e resistência”, destacou.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma das principais premiações da comunicação no Brasil. Em sua 12ª edição, a etapa baiana reuniu jornalistas e estudantes de diversas regiões do estado. Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Jornalismo da UNEB Seabra saiu vitorioso, consolidando sua presença no cenário da comunicação regional.

Confira os episódios da série:

Fonte: Sertão Lab | Foto: Divulgação Uneb Seabra

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo