Mais de 210 mil chamadas falsas foram registradas entre janeiro e agosto de 2025, com maior incidência durante as férias escolares.
Entre janeiro e agosto de 2025, os trotes representaram cerca de 6,4% das ligações recebidas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), que coordena os atendimentos da Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros (193). Das 3.283.174 chamadas registradas no período, 210.441 foram falsas.
Os meses com maior número de trotes foram janeiro (28.752) e junho (28.462), com índices de 6,8% e 6,7%, respectivamente. Ambos coincidem com o período de férias escolares, quando historicamente há aumento desse tipo de ocorrência.
A situação é ainda mais crítica em Salvador e na Região Metropolitana, onde os trotes representam 8,2% das ligações — 78.390 de um total de 956.585 chamadas. No interior do estado, foram registradas 132.051 chamadas falsas entre 2.326.589 atendimentos, o que corresponde a 5,6%.
A capitã da Polícia Militar, Priscila Lemos, coordenadora de Qualidade e Processos da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da SSP, alerta para os prejuízos causados pela prática. “Quando direcionamos recursos para atender uma chamada como essa, podemos estar deixando de atender ocorrências reais, atrapalha a nossa linha de ação. As pessoas fazem isso como brincadeira, mas o resultado é extremamente perigoso, é o desvio das forças policiais do seu dever”, afirmou.
A legislação brasileira considera crime a comunicação falsa para serviços de emergência, bem como qualquer ação que interrompa ou atrapalhe serviços de utilidade pública. A pena pode incluir multa e até três anos de prisão.
Fonte: Ascom/SSP | Foto: Vitor Barreto/Ascom SSP