Evento celebra o forró como patrimônio cultural com shows, feira, rodas de conversa e oficinas.
A cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, será palco do III Encontro de Sanfoneiros nos dias 26 e 27 de setembro, na Praça do Landim. O evento reúne músicos e público em torno da sanfona, símbolo do forró, com o propósito de valorizar e fortalecer o gênero como patrimônio cultural.
A programação tem início nesta sexta-feira (26) com a Feira da Agricultura Familiar e Artesanato e uma coletiva de imprensa no Restaurante da Soraya, onde será realizado o lançamento oficial do encontro. À noite, a partir das 19h, o palco principal recebe Del Feliz e convidados como Jairo Barboza, Jeanne Lima, Reynaldo Barbosa, Marquinhos Café, Zeu Azevedo, Waldonys e o tradicional Trio Nordestino, garantindo música e animação até o fim da noite.
No sábado (27), a feira volta a movimentar a praça e a Filarmônica Lira dos Artistas sedia a roda de conversa “Cultura e Inserção das Mulheres no Forró / Forró como Patrimônio da Humanidade”, seguida por um workshop de sanfona.
A programação segue com o Arrastão da Rural Elétrica, comandado pelo grupo Flor Serena, e o Aulão de Forró com Day Lima, saindo da Antiga Casa de Câmara e Cadeia. À noite, o palco principal volta a ser ocupado por artistas como Vailson Barbosa, Emili Pinheiro, Cicinho e Julie de Assis, França (ex-Mastruz com Leite), além de Del Feliz, que se apresenta com Alberto Júnior e Adelmaro. O encerramento está previsto para a meia-noite, com Del Feliz, Adelmario e outros convidados.
O encontro, que já faz parte do calendário cultural da Chapada, promete dois dias de celebração à música nordestina, aproximando tradição, diversidade e identidade cultural.
Ananda Azevedo | Foto: Del Feliz/Divulgação