Investimento de quase R$ 20 milhões deve facilitar o trabalho docente e ampliar o acompanhamento da vida escolar dos estudantes.
Depois da entrega de equipamentos para a rede estadual da capital e da Região Metropolitana de Salvador, chegou a vez das escolas do interior da Bahia receberem novos tablets e chips destinados ao fortalecimento do uso do Diário de Classe Digital. Em 2025, o Governo do Estado está investindo quase R$ 20 milhões na aquisição de 11.378 tablets e 46.010 chips com internet móvel.
A ferramenta permite que professores registrem notas, frequência e informações sobre a vida acadêmica dos alunos, integradas ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC). Os dados também podem ser acessados por estudantes e responsáveis por meio dos portais digitais da rede estadual.
Segundo a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação (SEC), Helaine Pereira de Souza, a iniciativa otimiza o trabalho docente e amplia a efetividade do acompanhamento pedagógico. “O dispositivo torna o registro de notas e frequência mais rápido e fluido, permitindo que o professor acompanhe melhor a vida escolar do estudante e intervenha em situações de reprovação ou abandono”, afirmou.
A gestora destacou ainda que a tecnologia pode ser um diferencial para a recuperação da aprendizagem. “Com os dados disponíveis em tempo real, é possível intervir mais cedo nos casos em que o aluno deixa de frequentar a escola, ajudando a evitar a evasão escolar”, avaliou.
Nos últimos anos, a entrega de tablets vem sendo ampliada gradualmente. Em 2024, foram distribuídas mais de 78 mil unidades para as escolas estaduais, enquanto em 2023 ocorreu a primeira etapa, com a entrega de 5 mil equipamentos, dentro do Programa de Gestão da Aprendizagem.
Fonte: Ascom/SEC | Foto: Memo Soul/Ascom SEC