CN

Jovens indígenas da Bahia se reúnem em Salvador para discutir políticas públicas

Encontro contará com representantes de diversos povos, incluindo o Payayá, de Utinga, na Chapada Diamantina.

O 2º Encontro de Jovens Lideranças Indígenas da Bahia reúne, até este domingo (5), em Salvador, representantes de diversos povos indígenas do Estado, incluindo o povo Payayá que atualmente vive em Utinga, na Chapada Diamantina. O evento tem como objetivo fortalecer a participação política da juventude, promover o intercâmbio de experiências e construir estratégias coletivas em defesa dos direitos territoriais, culturais e sociais das comunidades indígenas baianas.

Na sexta-feira (3), o encontro contou com a presença da secretária da Educação do Estado da Bahia (SEC), Rowenna Brito, que destacou o compromisso do governo com o fortalecimento da Educação Escolar Indígena.

A gestora citou como exemplos a inauguração da nova escola indígena de Ibotirama, a construção de outras 18 unidades, além de duas já licitadas e 51 em fase de licitação, totalizando cerca de R$ 300 milhões em investimentos. Ela ressaltou ainda a elaboração de currículos específicos e formação continuada de professores indígenas, além da criação de espaços nas universidades com a identidade dos povos originários.

Para Patrícia Pataxó, superintendente de Políticas para Povos Indígenas da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), o Governo da Bahia tem colocado as demandas indígenas como prioridade.

Realizado no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o encontro conta com uma programação de cinco dias, com rodas de diálogo, oficinas formativas e momentos de integração. As atividades buscam fortalecer a articulação entre as juventudes indígenas e fomentar ações de proteção territorial, valorização cultural e formação de novas lideranças em suas comunidades.

Fonte: SEC | Foto: Divulgação

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo