Atletas da rede estadual participam de treinamento internacional e levam o nome da Chapada Diamantina e de Aporá ao torneio continental.
Estudantes da rede estadual de ensino da cidade de Lençóis estão no Rio de Janeiro para representar a Bahia no campeonato sul-americano de Wrestling, que acontece entre sexta-feira (10) e domingo (12). Os atletas foram revelados por meio do Programa Educa Mais Bahia, que oferece oficinas esportivas nas unidades escolares, incluindo a modalidade olímpica de Wrestling.
Nos dias que antecedem a competição, os jovens participam de um treinamento de campo internacional com atletas do Brasil e de outros países da América do Sul, em uma vivência voltada ao aprimoramento técnico e à troca de experiências.
Para o treinador lençoense Glauber Alberto Souza Rocha, que acompanha os alunos, a experiência vai além das medalhas. “Esses jovens estão vivendo uma experiência inesquecível de integração e aprendizado com atletas de toda a América do Sul”, afirma.
A equipe de Lençóis é formada por Thais Ranyelle Pires Santos (46kg), João Daniel Vilanova Silva (71,8kg), Silas Diamantino Santos (45kg), Jhonata da Silva Santos (57kg), Jefferson da Silva Santos (65kg), Lucas Felipe dos Santos Lima (85kg), Alice Santana Pellegrini Pinheiro (55kg) e David Flávio dos Santos Lima (60kg). Todos os atletas treinam no Centro Educacional Renato Pereira Viana, com orientação do treinador Glauber, oficineiro do Educa Mais Bahia.
Além de Lençóis, estudantes da cidade de Aporá também integram a delegação baiana, inspirados pela trajetória de Adrian Santana — ex-aluno que iniciou no esporte pela oficina de Wrestling da escola pública e hoje ocupa o primeiro lugar no ranking nacional Sub-20.
O treinamento, iniciado na segunda-feira (6), tem reforçado o espírito de integração entre os participantes e valorizado o esporte olímpico no continente. Segundo a organização, a delegação leva para o torneio não apenas talento, mas também a força das escolas públicas estaduais, que se consolidam como celeiros de novos atletas.
Fonte: Ascom/SEC | Foto: Acervo pessoal