Quatro crianças e um adolescente foram identificados; caso está sob investigação e unidade foi reaberta após força-tarefa dos funcionários.
A Unidade de Saúde da Família Augusta Brito, conhecida como PSF das Casinhas, localizada em Palmeiras, na Chapada Diamantina, foi invadida e vandalizada no último final de semana, gerando prejuízos significativos ao serviço público de saúde e colocando em risco a continuidade dos atendimentos à população.
Durante a ação, objetos foram furtados e o espaço foi deixado em condições deploráveis: lixo espalhado, bitucas de cigarro, preservativos, comida jogada pelo chão, sangue, marcas de pegadas e mãos nas paredes. O vidro de uma janela foi arrancado, seringas e vacinas foram levadas, a cadeira do dentista foi quebrada, assim como o termostato da geladeira onde são armazenadas vacinas, fazendo com que fossem perdidas todas as ampolas.
A Secretaria Municipal de Saúde classificou o ato como uma grave violação ao patrimônio público e um desrespeito aos profissionais que atuam na unidade. Em nota, a pasta reforçou que o PSF das Casinhas é mantido com recursos públicos e tem como finalidade exclusiva o cuidado e a promoção da saúde da comunidade. “Atos de vandalismo e furto atingem toda a coletividade e não serão tolerados.”
A Polícia identificou cinco menores de idade — com idades entre 5 e 15 anos — pertencentes a três famílias diferentes. O caso está sob investigação para apurar se houve participação de outros menores ou adultos. A invasão foi descoberta na segunda-feira, dia 7. Na terça, 8, uma força-tarefa foi mobilizada para reorganizar o espaço e, na quarta-feira, 9, a unidade foi reaberta e voltou a funcionar normalmente.
Como o ato teve a participação de crianças e um adolescente, as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social pretendem realizar um trabalho integrado para a identificação das necessidades e dificuldades dessas crianças e suas famílias, a fim de que as ações de coerção a essas atitudes sejam educativas e consigam eliminar este padrão comportamental, reintegrando os jovens às suas rotinas escolares e sociais.
Ananda Azevedo | Foto: Reprodução


