Histórias de resistência e força das mulheres que faziam do Rio Lençóis o seu sustento diário estão reunidas no documentário que será lançado na próxima quinta-feira, 16.
O Mercado Cultural de Lençóis receberá, nesta quinta-feira, 16, a estreia do documentário “Às Margens do Rio: Lavadeiras de Lençóis – Bahia”, uma produção que mergulha nas memórias, gestos e histórias de resistência das mulheres que sustentaram suas famílias às margens do Rio Lençóis.
O documentário foi dirigido pela artista e pesquisadora Adriana Teles (Driamantina) e busca trazer à tona a força ancestral e a sabedoria das lavadeiras, figuras centrais na identidade cultural da Chapada Diamantina e de Lençóis, especificamente, como conta a diretora. “Eu cresci vendo as lavadeiras como parte viva da paisagem de Lençóis. São mulheres que carregam nas mãos não só roupas, mas histórias inteiras, gerações inteiras”.
As referências de Adriana, no entanto, também são familiares. “Minha avó foi uma delas [lavadeiras]- e foi nela que encontrei o fio que costura este filme. ‘Às Margens do Rio’ é uma forma de devolver a voz e o brilho a essas mulheres que, mesmo em silêncio, sempre foram centrais na construção da nossa comunidade”, lembra.
A programação da noite de lançamento contará, além da exibição do filme, com roda de conversa com equipe e participantes, além de apresentações musicais, iniciando às 17h30.
O evento será mediado por Ricardo Boa-Sorte e terá a presença da diretora, equipe técnica, lavadeiras e convidados. No palco, a trilha sonora do documentário ganhará vida com Tati Ramalho e Ricardo Boa-Sorte, seguidos pela animada Roda de Samba do Remanso, que encerra a celebração com muita alegria e música popular. Os microfones e palco também estarão abertos para manifestações artísticas espontâneas do público e artistas presentes.
Durante o evento que, assim como o documentário, conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Ministério da Cultura, Governo Federal), para fortalecer a economia local, também estará acontecendo uma feira com produtos e artesanatos da região.

“Às Margens do Rio” conta com o apoio da Prefeitura de Lençóis, Secretaria de Cultura de Lençóis, Band Bahia, Associação Grãos de Luz e Griô, Escola Estadual Renato Pereira Viana, além da parceria com coletivos e instituições culturais da Chapada Diamantina.
Confira detalhes:
Local: Mercado Cultural de Lençóis – Chapada Diamantina
Data: 16 de outubro de 2025
Horário: 17h30 às 22h
Programação resumida
17h30 – Abertura e feira de produtos locais
18h00 – Boas-vindas e fala da diretora
18h45 – Exibição do documentário
20h15 – Roda de conversa
21h15 – Música ao vivo e Roda de Samba do Remanso
Com informações da assessoria | Fotos: Hury Hamadi