Acusado é apontado pelo MP como responsável pelo crime para esconder paternidade e proteger imagem política.
O júri popular do ex-vereador de Barra da Estiva Valdnei da Silva Caires, conhecido como Bô, teve início na manhã desta quinta-feira (16), no fórum da Comarca de Brumado, no sudoeste da Bahia. Ele é acusado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) de ser o autor do feminicídio de Beatriz Pires da Silva, que desapareceu em janeiro de 2023, aos 25 anos, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. A sessão do júri, presidida pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, começou às 8h30.
De acordo com a denúncia do MP, Beatriz estava grávida de seis meses e era mãe de uma criança de 2 anos quando desapareceu. As investigações apontam que ela mantinha uma relação amorosa com o ex-vereador e que o bebê que esperava seria filho dele. O corpo da jovem nunca foi encontrado.
Beatriz foi vista pela última vez em 13 de janeiro de 2023. Meses depois, em 21 de junho, Valdnei foi preso por meio de mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado. No dia 12 de julho do mesmo ano, o MP apresentou denúncia formal por feminicídio, agravado por motivo fútil e pela impossibilidade de defesa da vítima.
Segundo o promotor de Justiça Alex Bezerra Bacellar, a motivação do crime estaria ligada ao fato de o ex-parlamentar não aceitar que Beatriz revelasse a paternidade da criança, temendo danos à sua imagem pública e ao prestígio político na cidade. “A motivação do crime foi o fato de o denunciado não aceitar que a vítima divulgasse que ele era o pai da criança, tendo em vista que o vereador gozava de grande prestígio na cidade”, diz trecho da denúncia.
Após a prisão, Valdnei teve o mandato cassado em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, em decisão unânime. O julgamento seguiu ao longo do dia no fórum de Brumado.
Em reportagem de Fabiano Neves, após depor, a mãe de Beatriz falou sobre as dificuldades de estar frente a frente com o suposto assassino da sua filha e afirmou querer apenas que ele indique onde está o corpo para que ela possa ter um enterro digno.
Fonte: Informe Barra | Foto: Reprodução Redes Sociais