Encontro reunirá realizadores de diversas regiões para fortalecer redes de produção, exibição e formação no interior.
Com a intenção de buscar caminhos para que o cinema produzido no interior da Bahia siga pulsante e sustentável, o 3º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia será realizado entre os dias 5 e 9 de novembro, em Iraquara, na Chapada Diamantina. Com o tema “Território Vivo, Cinema Sustentável”, o encontro propõe discutir estratégias para fortalecer cadeias de produção, exibição e formação audiovisual para além dos grandes centros urbanos.
Realizado pela Ato3 Produções, o Fórum se consolida como um espaço de articulação entre profissionais, estudantes, coletivos e instituições culturais de todo o estado. Nesta edição, o evento será sediado em parceria com o 5º Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara (FASAI 2025), ampliando o alcance das discussões sobre o audiovisual contemporâneo.
As inscrições estão abertas e são gratuitas. Além de garantir a participação, o formulário também servirá como base para o primeiro censo dos realizadores audiovisuais do interior baiano, reunindo dados que ajudarão a mapear experiências e demandas de quem produz fora da capital.
A programação inclui duas oficinas, três workshops e seis grupos de trabalho com especialistas de diferentes segmentos da cadeia produtiva do audiovisual. O evento culminará na elaboração da Carta de Iraquara, um documento coletivo que reunirá propostas e reflexões construídas ao longo dos debates.

Uma das novidades desta edição é o Seminário de Cinema Indígena, que destacará experiências, produções e perspectivas de cineastas e comunidades indígenas da Bahia e de outras regiões do país, reforçando o compromisso do Fórum com um audiovisual plural e representativo.
Debate sobre sustentabilidade
Entre os temas em pauta estão políticas públicas e desburocratização, modelos produtivos, captação de recursos, circulação de produções socioambientais, inovação e acessibilidade. Para o cineasta Daniel Leite Almeida, diretor executivo da Ato3 e coordenador geral do projeto, pensar o futuro do cinema passa, necessariamente, por criar sustentabilidade. “É impossível pensar futuro sem pensar em sustentabilidade e em como podemos transformar nosso território em um espaço de convivência respeitosa entre os pares e o meio ambiente. Da mesma forma, é impossível pensar o futuro do cinema sem práticas que levem em consideração a sustentabilidade”, afirmou.
Histórico do Fórum
Criado em 2023, o Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia teve sua primeira edição em Vitória da Conquista, com foco na descentralização do setor e nas políticas de fomento. Em abril de 2025, o evento foi realizado em Ipiaú, alcançando mais de 4 mil pessoas junto ao 4º Circuito Cine Éden e se firmando como espaço estratégico de articulação regional. A ação resultou na publicação do livro “2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia – Território Cinema”.
Em Iraquara, com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, a iniciativa reafirma seu papel como um movimento coletivo e itinerante que busca projetar novas formas de existir e produzir cinema a partir do interior. Esta terceira edição é realizada em parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por meio do programa de extensão Janela Indiscreta, além da Prefeitura de Iraquara.
Com informações da assessoria | Fotos: Anderson Costa