CN

UNEB Seabra promove Semana de Ciência e Tecnologia com foco em saberes das águas, ancestralidade e sustentabilidade

Programação inclui lançamento do Mapa de Previsões dos Profetas e Profetisas da Chuva, Feira Agroecológica e edição especial do Facine.

O Campus Seabra da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realiza a programação local da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 22 a 24 de outubro, com o tema “UNEB, um só oceano: saberes e fazeres na confluência com ciência e tecnologia”. A iniciativa integra a programação nacional promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como propósito democratizar a cultura científica, valorizar os saberes tradicionais e fortalecer a relação entre universidade e comunidades nos territórios da Chapada Diamantina.

A abertura acontece no dia 22 de outubro, às 19h30, com a mesa-redonda “Saberes das águas para fluir no amanhã”, que contará com a presença dos Profetas e Profetisas da Chuva de Baixa Grande, além de representantes de organizações locais e docentes da UNEB. Na ocasião, será lançado o Mapa de Previsões e Simpatias dos Profetas e Profetisas da Chuva, iniciativa que reconhece e registra práticas populares de leitura da natureza como parte do patrimônio imaterial e do conhecimento ambiental dos povos da região. Haverá, ainda, a Feira Agroecológica da Uneb com exposição e venda de produtos locais a partir das 14h.

Nos dias 23 e 24 de outubro, às 19h30, a programação segue com o debate “Território, Clima e Água: políticas integradas para a resiliência ambiental”  e o Cine Afluente, com edição especial do Festival Facine e debate sobre a representação da água na arte e no audiovisual. Durante o dia, haverá oficinas temáticas de podcast e fotografia, mediante inscrição prévia, e uma vivência com o jogo da memória das aves do Pantanal de Marimbus conduzido pela educadora Adriana Caribé, de Lençóis.

Para o professor Edvan Lessa, docente do curso de Jornalismo da UNEB e um dos organizadores do evento, a SNCT em Seabra representa um encontro entre ciência, ancestralidade e ação social. “A Semana de Ciência e Tecnologia é um espaço promissor de divulgação científica, mas também de reconhecimento das formas ancestrais de conhecimento”, destaca o professor.

“Ao trazer os saberes das águas, os profetas da chuva e o diálogo com a arte e as políticas públicas, buscamos refletir sobre como o conhecimento pode contribuir para a sustentabilidade e para a construção de soluções locais frente às mudanças climáticas”, completa.

Durante o evento, haverá também uma mostra de banners produzidos pelos alunos do curso de Jornalismo da UNEB, apresentando pesquisas e projetos sobre comunicação, sustentabilidade e saberes locais.

Com uma programação diversa, a SNCT na UNEB Seabra tem patrocínio do Sicoob Sertão e apoio da Agência Uneb de Inovação (AUI) e do curso de Design da instituição; da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Baixa Grande (STTR/BA) e do Festival de Cinema Ambiental da Chapada Diamantina (Facine).

Para participar, é possível realizar as inscrições, que são gratuitas, por meio do link: bit.ly/uneboceano .

Com informações da assessoria/Edvan Lessa | Foto: Reprodução UNEB

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo