Projeto de Seabra está entre os vencedores do concurso, que premiará ideias sustentáveis para a Chapada Diamantina.
Do município de Seabra vem um dos projetos vencedores do concurso Lentes Livres, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, que vai anunciar as os premiados no próximo dia 14 de novembro, às 9h, na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis, na Chapada Diamantina.
Representando Seabra, a jovem Aislaine Oliveira Miranda está entre os vencedores com o projeto “Chapadapass: O Passaporte da Chapada Diamantina”, proposta que busca integrar turismo, identidade regional e sustentabilidade, estimulando a circulação de visitantes pelos municípios da região.
Realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com apoio da Secretaria de Turismo (Setur) e participação das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Cultura (Secult), o concurso incentivou a criação de soluções inovadoras nas áreas de turismo, cultura e meio ambiente, valorizando o protagonismo local.
O edital recebeu 134 propostas de 45 municípios que compõem a Zona Turística da Chapada Diamantina, com cerca de 773 mil habitantes. Todas as ideias participantes integrarão um banco de soluções inovadoras que será divulgado pela SEI. As dez melhores receberão prêmios que variam entre R$ 1,5 mil e R$ 10 mil.
Entre os premiados também estão projetos dos municípios de Palmeiras, Lençóis, Andaraí, Mucugê, Ibicoara, Rio de Contas e Iraquara, com iniciativas voltadas à educação ambiental, acessibilidade, turismo sustentável e valorização da cultura local.
Estarão presentes no evento os vencedores da edição 2025 do Lentes Livres, que irão apresentar suas propostas: Aislaine Oliveira Miranda (Seabra), com a ideia “Chapadapass: O Passaporte da Chapada Diamantina”; Graziele Thiele de Macedo Farias (Palmeiras), com “Mulheres da Terra: Escola de Saberes da Chapada”; Marilin Novak (Lençóis), com “Cidade Gratuita a Pé (Cigapé)”; Raissa Macedo de Castro (Andaraí), com “Chapada Acessível: Histórias que se Ouvem, que se Veem”; Maria Medeiros da Silva (Mucugê), com “Chapada Acessível: Trilhas Sensorialmente Inclusivas”; Karinna Rachel Coelho de Oliveira Almeida (Ibicoara), com “Koré: Cultivo Regenerativo de Cogumelos e Agroturismo Sustentável na Chapada Diamantina-BA”; Sara Alves Ribeiro (Lençóis), com “Raízes Vivas: Conectar, Aproximar e Expandir”; Fábio Lima Braga de Jesus (Rio de Contas), com “Reserva Florestal Toca do Tatu: Educação e Conservação Reconectando Pessoas à Natureza”; Ana Cristina Ramos Collier (Iraquara), com “Papelticumbum”; e Igor Sales Lago (Lençóis), com “Observatório e Tour Astronômico da Chapada Diamantina”.
O concurso faz parte das ações de estímulo à inovação e à participação cidadã no planejamento regional, promovidas pelo Governo da Bahia por meio da SEI, autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Serviço
Quando: 14 de novembro, às 9h
Onde: Casa e Memorial Afrânio Peixoto, Lençóis (BA)
Evento aberto ao público, com presença de autoridades estaduais, municipais e representantes dos 45 municípios da Chapada Diamantina.
Fonte: Ascom/SEI | Foto: Thamires Costa


